O que e plural?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 10 votos

O plural é uma flexão gramatical de número da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus, pastéis, carros, andavam, andaram etc. Seguem as regras formais para a formação do plural a partir do singular.

Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.

O que é Plural:
Plural é referente a tudo o que é composto por mais de um elemento. Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante.

Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

O plural representa a flexão em número das palavras da língua portuguesa, fazendo referência a existência de duas ou mais coisas — sejam elas pessoas, objetos, sentimentos etc. As suas regras de formação fazem referência sobretudo aos substantivos, mas são muitas as classes gramaticais que admitem a flexão em número.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Os pronomes pessoais sujeito têm três formas para o singular (eu, tu, ele/ela) e três para o plural (nós, vós, eles/elas). O plural de eu é nós. Enquanto pronome, e do ponto de vista da norma, não pode escrever “eus”, num texto formal.

Plural dos substantivos simples
Às palavras terminadas em vogal, ditongo oral e consoante 'N' acrescentamos a consoante 'S'.

O que é Singular:
Exemplo: “No alto daquela montanha há uma casa singular. Não existe nada parecido na região”. O singular está relacionado com o conceito da singularidade, ou seja, quando algo pertence ou é utilizado apenas por um indivíduo específico.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinohojehojes

Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento.

Brasis

A resposta parece simples, pois todos nós sabemos que existe apenas um Brasil. Porém, o plural de Brasil existe: é Brasis.

É o caso de “tênis” e “ônibus”. Essas duas palavras podem ser empregadas tanto no singular quanto no plural, e quem determina isso é o artigo ou pronome que os acompanham. É correto dizer O ônibus ou OS ônibus.

A forma [pães]é [masculino plural de pão] .

Infelizmente, não há uma regra específica para sabermos quando devemos usar corretamente “ãos”, “ões” e “ães”. Temos realmente que memorizar os plurais das principais palavras. A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos.