O que é pior para asma?

Perguntado por: emeireles9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O paciente asmático tende a sofrer mais com o ar seco do que com o úmido. Típico dos períodos frios do ano, o ar seco funciona como entrave para o sistema respiratório, complicando ainda mais a vida de quem tem asma ou outra doença similar, como a DPOC.

POLUIÇÃO AMBIENTAL – a exposição à poluição do ambiente em geral e poluição do ambiente de trabalho também pode piorar a asma. – EXPOSIÇÃO AO AR FRIO – Ar muito frio e seco pode desencadear sintomas de asma por irritar os brônquios do asmático.

Mudança de temperatura
O paciente com asma sofre com a hipersensibilidade das vias aéreas. Por isso, uma mudança brusca de temperatura pode desencadear a crise. Evite se expor ao frio e agasalhe as crianças de forma adequada quando não houver alternativa.

Correr, praticar esportes, ou fazer trabalhos pesados pode causar sintomas de asma, mas estas atividades são boas para você. O médico pode prescrever uma medicação preventiva antes destas atividades. Entretanto, você deve evitar exercícios intensos se estiver com sintomas de asma ou saindo de uma crise mais forte.

O clima seco pode piorar ou causar crises de asma, principalmente se a doença não estiver tratada adequadamente. Nesses casos, o ar frio e seco vai inflamar e desidratar mais ainda as vias aéreas”, afirma o especialista. De acordo com Dr. Bianchi, a função do nariz é justamente aquecer, umedecer e filtrar o ar.

Alguns procedimentos podem ser:

  • Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  • Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  • Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  • Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

O alívio de alguns dos sintomas noturnos da asma pode ser tão simples quanto mudar a posição de dormir. Um estudo descobriu que a posição supina para dormir (deitado de costas) melhora os sintomas noturnos da asma e contrai menos os pulmões do que deitado de barriga para baixo.

Surtos curtos de atividade são bons para asmáticos, pois podem ajudar a aumentar a resistência do coração e dos pulmões. Praticar exercícios em rajadas curtas também tem menos probabilidade de desencadear um ataque de asma do que participar de atividades mais longas e prolongadas, como corrida de longa distância.

Quem sofre com a APLV deve evitar o consumo de leite, especialmente se também apresentar asma ou estiver passando por uma rinite alérgica, sinusite ou outra inflamação do sistema respiratório, considerando que nesses casos ela pode sentir sintomas mais fortes por ingerir esse tipo de alimento.

12. Evitar tomar friagem, dormir com os cabelos molhados; 13.

Por isso, podem também ser considerados alimentos contra asma as frutas cítricas como a acerola, o limão, a laranja, o kiwi, entre outros. – Selênio: oleaginosas e cereais integrais, o selênio é um antioxidante poderosíssimo.

Caso haja manifestação de sintomas de alergia alimentar ao ovo de galinha, o alimento deve ser evitado para não agravar as crises de asma. Porém, se for comprovado que não há relação entre o consumo com as reações do organismo, não há problema em oferecê-lo nas refeições.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma. Mas há casos em que o paciente deve se dirigir até uma unidade de saúde para receber metilprednisolona por via endovenosa.

Cortisol: durante a noite, ocorre uma menor produção de cortisol endógeno - hormônio importante para o funcionamento respiratório. Sua ação anti-inflamatória brônquica concentra o pico de ação de manhã, com níveis baixos no período noturno.