O que é personificação da perfeição?

Perguntado por: usantana9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Pessoa que interpreta ou representa de modo perfeito uma ideia ou alguma coisa de teor abstrato.

Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.

A personificação é utilizada para atribuir sensações, sentimentos, comportamentos, características e/ou qualidades essencialmente humanas (seres animados) aos objetos inanimados ou seres irracionais, por exemplo: O dia acordou feliz.

Nesse ínterim, a personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem muito utilizada na literatura e está associada ao antropomorfismo uma vez que o termo “personificar” significa “dar vida aos seres inanimados ou irracionais”.

Use a nossa Inteligência Artificial
Encarnar: 2 entrar. 3 encarnar, personalizar, representar, simbolizar.

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

A personificação é somente a humanização de entes que não são humanos. A animalização ocorre quando se atribui características de outros animais ao ser humano. A reificação ocorre quando se atribui características de entes inanimados a seres animados.

Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).

Podemos dizer que "personificação" se trata de um ser que representa algum sentimento de maneira muito próxima, como se fosse o próprio. Quando se fala sobre "personificação do amor", pode-se estar referindo a alguém que propaga o amor e que é muito amoroso.

Assim, a personificação capacita ao indivíduo ver o funcionamento da psique como uma série de sistemas autônomos. Ela despotencializa o poder ameaçador da parte que se separou e torna uma interpretação possível.

A personificação ocorre quando se atribui características humanas àquilo que não é humano, como objetos ou sentimentos. Eu podia ver o cansaço rastejando-se no chão e vindo em minha direção. Na frase, atribui-se um corpo à sensação de cansaço, que se rasteja em direção do eu-lírico.

Nix protegeu Hipnos, e Zeus não teve coragem de seguir com a perseguição contra Hipnos, porque temia Nix. O mito deu a entender que Nix era tão poderosa e temida que nem o mais poderoso dos deuses, Zeus, tinha coragem de desafiá-la.

Thánatos, "morte"), também referido como Tânatos, era a personificação da morte. Era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze. Tânatos era filho de Nix, a noite, e Érebo, a noite eterna do Hades.

O propósito da personificação é permitir que os escritores deem vida a objetos inanimados ou animais, o que pode ser uma maneira efetiva de transmitir uma ideia ou comunicar um conceito.