Como identificar figuras de pensamento?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Figuras de pensamento são caracterizadas por termos ou expressões empregados em sentido figurado e atrelados ao campo do pensamento, ou seja, da ideia. As figuras de pensamento estão atreladas ao campo das ideias, do pensamento.

Consiste na atribuição de ações, sentimentos ou qualidades humanas a objetos, seres irracionais ou outras coisas inanimadas, por exemplo: O vento suspirou essa manhã. Nesse exemplo, sabemos que o vento é algo inanimado que não suspira, sendo esta uma “qualidade humana”.

As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.

As figuras de pensamento, as quais são pautadas na falta de correspondência entre o que se fala ou escreve e a realidade a respeito da qual se enuncia, podem acontecer na forma de: hipérboles (exageros); Não pare agora...

O pensamento é aquilo que é trazido à existência através da atividade intelectual. Por esse motivo, pode-se dizer que o pensamento é um produto da mente, que pode surgir mediante atividades racionais do intelecto ou por abstrações da imaginação.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em sugerir o contrário do que se afirma. Pode também ser entendida como uma zombaria.