Como se classifica o adjetivo forte?

Perguntado por: abeiramar9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

for·te

MasculinoFeminino
Singularforteforte
Pluralfortesfortes

Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Primitivo: o adjetivo primitivo é aquele que não deriva de nenhum outro, sendo ele mesmo uma palavra de origem, como azul, belo, alegre, triste, etc. Por exemplo, na frase “aquele vestido é azul”, o adjetivo é primitivo, pois a palavra azul não é derivada de nenhuma outra.

O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.

Existem cinco tipos de adjetivos : simples, compostos, pátrios, primitivos e derivados. Possuem apenas um radical. Exemplos: feio, bonito, alegre, triste.

Alguns adjetivos formam o grau comparativo de superioridade de modo irregular, com formas sintéticas.

  1. (mais) bom = melhor.
  2. (mais) mau = pior.
  3. (mais) grande = maior.
  4. (mais ) pequeno = menor.

O adjetivo composto apresenta dois ou mais radicais. O radical é a parte que não sofre variações e comum de algumas palavras, por exemplo: antropologia, antropológico, antropocentrismo (o radical dessas palavras é: antropo). Assim sendo, o radical é a base fundamental das palavras.

ADJETIVO EXPLICATIVO: exprime características inerentes ao substantivo a que se refere, uma qualidade própria do ser: fogo quente, neve fria, céu azul, etc. Além de serem classificados como explicativos ou restritivos, os adjetivos também podem ser classificados como: SIMPLES ou COMPOSTOS; PRIMITIVOS ou DERIVADOS.

Em geral, os adjetivos fazem o plural seguindo as mesmas regras do substantivo. Apenas o último elemento é flexionado. São invaráveis os que se referem a cores, quando o segundo elemento é um substantivo. O adjetivo pode apresentar-se em dois graus: comparativo e superlativo.

a) Adjetivos primitivos: são aqueles constituídos por um radical e não possuem acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional. b) Adjetivos derivados: são construídos a partir de outros radicais por meio do acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional.

Os substantivos derivados são substantivos formados a partir de outras palavras. Por exemplo, o substantivo florista é derivado, porque é formado a partir da palavra flor. Quando dizemos que um substantivo é derivado, estamos a classificá-lo considerando a sua formação.

Adjetivos pátrios, também chamados de gentílicos, são os adjetivos que se referem a países, regiões, estados, cidades e outras localidades. Por exemplo: quem nasce no Amapá é amapaense (adjetivo pátrio).

O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.