Faz três dias ou fazem três dias?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 6 votos

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Portanto, as duas formas estão corretas.

“Falta” e “faltam” são formas conjugadas do verbo “faltar”, referentes à terceira pessoa do discurso. Na primeira, o sujeito está no singular e na segunda, pertence ao plural. As formas verbais “falta” e “faltam” são usadas, respectivamente, com sujeito no singular e no plural.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

Essa é uma questão muito comum da língua portuguesa. Se você reparou no primeiro parágrafo desse texto e no que a Rose falou ao lembrar da tragédia do Titanic, vai perceber que a maneira correta de conjugar o verbo "fazer" nesses casos é na terceira pessoa do singular. Ou seja, faz.