Qual é o advérbio de cor?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

– «de cor» é uma locução adverbial como «em breve» ou «com certeza», isto é, funciona globalmente como uma unidade lexical, que, ao contrário das preposições, não é seguida por um complemento (cf.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

Bem, mal, assim, melhor, pior, depressa, devagar, acinte, adrede, debalde, e grande parte das palavras que terminam em "-mente", como cuidadosamente, calmamente, tristemente. O advérbio de modo indica a forma como algo aconteceu ou foi feito, por exemplo: Fui bem na prova. Estava andando depressa por causa da chuva.

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc. Exemplos: Estou realmente empolgado com este show!

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Quando se usa “onde”? “Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Advérbios de tempo
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros. Veja: Eu cheguei depois.

→ Advérbio de intensidade
Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Advérbio de intensidade
apenas, assaz, bastante, bem, demais, de pouco, de todo, deveras, mais, mal, menos, muito, pouco, quanto, quão, quase, tanto, tão.

assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco. Exemplos de Locuções adverbiais de intensidade: em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.

Locuções Adverbiais de Meio ou de Instrumento: a pau, a pé, a cavalo, a martelo, a máquina, a tinta, a paulada, a mão, a pauladas, a facadas, a picareta, etc. Locuções Adverbiais de Afirmação: na verdade, de fato, etc. Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de modo nenhum, em hipótese alguma, etc.