Que com função de advérbio?

Perguntado por: ovieira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em algumas frases, o “que” pode exercer o papel de advérbio de intensidade ou de modo. 1. Advérbio de intensidade: Que peixe grande o pescador apanhou! (O pescador apanhou um peixe muito grande.)

As funções da partícula QUE. A palavra QUE pode pertencer a categorias gramaticais diferentes e exercer variadas funções sintáticas, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

A palavra que será advérbio quando intensificar adjetivos e advérbios. Nesse caso, pode ser substituída por quão ou muito; em geral, é usada em frases exclamativas. – Que linda é essa garota! – Que estranha essa atitude!

O "que", sem acento, pode ter as seguintes classificações gramaticais: advérbio, conjunção e pronome.

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo.

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Uso do pronome relativo QUE
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Por que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.