O que significa a preposição sobre?

Perguntado por: imachado8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O “sobre” é uma preposição utilizada como sinônimo de “em cima de”, “por cima de” e “acima de”. Ou seja, ela faz referência a algo que esteja numa posição superior. Esse termo também pode ser utilizado com o sentido de “acerca de”, “em relação à” e “a respeito de”.

“Sob” é o mesmo que “embaixo de” e “sobre” é sinônimo de “em cima de”. Mas essas duas preposições também são usadas para expressar outras ideias. Assim, “sob” é sinônimo de “protegido por”, por exemplo, ao passo que “sobre” pode significar “a respeito de”, entre outros significados.

A função da preposição "sobre" é fazer a ligação entre o verbo ("sabiam") e seu complemento ("as atividades de seus filhos").

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Duas palavrinhas pequenas que, apesar de serem parecidas, são, na verdade, antônimos. Quando você ficar em dúvida, basta se lembrar de que sob refere-se a estar embaixo ou por baixo e sobre refere-se a estar em cima ou por cima.

preposição Por cima de; na parte de cima; em uma posição superior; localizado em cima de alguma coisa: o livro está sobre a mesa (em cima da mesa).

Resposta verificada por especialistas
De acordo com as definições corretas sobre "sob" e também "sobre", temos a frase: A. É difícil trabalhar sob o sol do meio-dia. Isso acontece porque a palavra "sob" possui um sentido de "abaixo" ou "embaixo de".

Preposições essenciais: Chamamos de preposições essenciais as palavras que não desempenham outra função na língua portuguesa, atuando apenas como preposições. São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Os jogadores jogaram a partida contra o time da casa.

Tipos de Preposições
Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição. Exemplos: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás. Quero uma torta de carne seca com banana. Eu espero por você o tempo que for.

Preposição é a palavra que liga um termo a outro. Há preposições essenciais e acidentais. As preposições essenciais desempenham apenas a função de preposição (são exemplos: até, com, de). As preposições acidentais desempenham outras funções (são exemplos: como, segundo, senão).

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Preposições são conectivos que ligam um termo independente a um termo dependente. Estabelecem relações de algum tipo entre esses termos, como de tempo, causa, finalidade, lugar, modo.

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

«Trabalhar sobre pressão» não tem sentido. Não se trabalha «em cima da pressão» (sobre = em cima de), mas, sim, «submetido a pressão» (sob = submetido a).

5) Uma análise da própria significação mostra, sem grandes dificuldades, que se deve dizer sob encomenda, e não sobre encomenda, de modo que as formas corretas dos exemplos trazidos são as seguintes: a) "Os uniformes foram confeccionados sob encomenda"; b) "Os ternos foram confeccionados sob encomenda".

Relaciona-se à posição inferior, à consequência ou efeito de algo, além de submissão. No latim, sub significava embaixo de, por baixo de, abaixo de.