Quais são os dígrafos que se separam?

Perguntado por: ialves9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.

Não se separam os ditongos, os tritongos, os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu e os encontros consonantais perfeitos (consoante+l+r). Ex.: au-ro-ra, Pa-ra-guai, cha-ve, a-lho, ni-nho, guer-ra, quei-jo, a-plau-so, li-vrei-ro, a-che-gar, fi-lho.

Exemplos de separação de sílabas de palavras com dígrafos rr, ss, sc, sç, xc:

  • ter-ra.
  • vas-sou-ra.
  • as-si-na-lar.
  • des-ci-da.
  • des-ça.
  • ex-ce-der.

Quais são os tipos de dígrafo? Dígrafos vocálicos: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un. Exemplos de palavras com dígrafos vocálicos: xampu, manto, tempero, tensão, fim, minto, bomba, viscondessa, álbum, rotundo etc. Dígrafos consonantais: ch, gu, lh, nh, qu, rr, sc, sç, ss, xc, xs.

6ª - As vogais idênticas e as letras cc, cç, rr e ss separam-se, ficando uma na sílaba que as precede, e outra na sílaba seguinte: ca-a-tinga, co-or-de-nar, du-ún-vi-ro, fri-ís-si-mo, ge-e-na, in-te-lec-ção, oc-cipi-tal, pro-ro-gar, res-sur-gir, etc.

Existem também dígrafos que não podem ser separados: ch, lh, nh, gu e qu. Não dividimos também encontros consonantais nos seguintes formatos: consoante + L e consoante + R. Por fim, ditongos e tritongos nunca são divididos, conforme os exemplos abaixo.

Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.

Veja no exemplo: a) Beijo, separando as sílabas – Bei – Jo, observe que as vogais continuam juntas, portanto é um exemplo de ditongo.

Encontros Vocálicos

  1. papai (pa-pai)
  2. oi (a palavra "oi" não se separa)
  3. sabão (sa-bão)

álcool (ál-co-ol) voo (vo-o) Saara (Sa-a-ra)

Basicamente, dígrafo é o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. Um exemplo é o dígrafo “CH”, que possui duas letras, mas possui um único som, da letra “X” (xis). Exemplos: chaleira, chá, chave, chuva.

Na Língua Portuguesa, há um número relevante de dígrafos e, por isso, eles são agrupados em dois tipos: os dígrafos consonantais (11) e os dígrafos vocálicos (10).

Dígrafo é um fenômeno linguístico em que duas letras se juntam para formar um único som. O dígrafo pode ser consonantal ou vocálico, mas se distingue do encontro consonantal. Duas letras precisam se unir para formar um dígrafo. Quando duas letras se juntam para formar um único som, temos o dígrafo.

Quando o encontro consonantal não fica dentro da mesma sílaba, separando-se na divisão silábica, é chamado de encontro consonantal imperfeito (ou impróprio ou disjunto). advogado (ad-vo-ga-do); aftas (af-tas); almoço (al-mo-ço);