Qual é o dígrafo de crescer?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Na língua portuguesa existem poucas palavras com (s e cê-cedilha). Esse dígrafo ocorre maioritariamente na conjugação de alguns verbos, como crescer, nascer e descer. SÇ é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal, equivalente a /s/.

Encontro consonantal: Quando duas consoantes estão do lado, sem serem separadas por vogais, podem ou não estar na mesma sílaba. Resposta: Crescer --> o "sc" tem o mesmo som, então é dígrafo consonantal.

– cresço, nasço, desça. xc – exceto, excelência, excerto.

Dígrafos vocálicos: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un. Exemplos de palavras com dígrafos vocálicos: xampu, manto, tempero, tensão, fim, minto, bomba, viscondessa, álbum, rotundo etc. Dígrafos consonantais: ch, gu, lh, nh, qu, rr, sc, sç, ss, xc, xs.

Resposta verificada por especialistas
Esse par de letras corresponde a um único fonema: /s/., representado pela letra "c".

Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

A sílaba que da palavra querido é escrita com três letras: q-u-e. Ao pronunciarmos essa sílaba, falamos e ouvimos apenas dois fonemas. Nesses casos, as duas letras qu representam um só fonema – /k/ – e recebem o nome de dígrafo.

qu – aquele, quilo, queijo. Observações: 1) As letras gu e qu são consideradas como dígrafos somente quando seguidas das vogais 'e' ou 'i', representando os fonemas /g/ e /k/, como em gueixa, quilo.

Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

O grafema <u> na palavra ninguém não se lê, logo, foneticamente, não é uma vogal oral. Não se lê o som do <u>, porque esta letra, neste contexto, não indica som, uma vez que <gu> antes de <e> e <i> é normalmente um dígrafo e representa apenas um som. A palavra ninguém tem, sim, um ditongo nasal decrescente: nin[gãj].

Palavras com dígrafos vocálicos
IM: limpo, cachimbo, símbolo. OM: rombo, tombo, sombra.

Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'.

Dígrafo é a reunião de duas letras que representam um só fonema. Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

Ele pode ser vocálico ou consonantal. O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante).

O dígrafo xc é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal equivalente a ss. É também um dígrafo separável, encontrando-se convencionado que as consoantes ficam separadas na divisão silábica.