Como ler e entender um soneto?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

A essência da leitura do soneto é que o leitor leia os versos com movimento compassado ou cadenciado como se fosse um passo de dança ou uma dança. Este “passo de dança” é garantido, durante a leitura, pelo enjambement, uma palavra de origem francesa.

Como todo poema, a estrutura principal de um soneto é composta por estrofes e versos. As duas primeiras estrofes são compostas de quatro versos cada, e as duas últimas, três versos cada. Ou seja, dois quartetos ou quadras (estrofes formadas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes formadas por três versos).

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

Hoje vamos contar 5 dicas para interpretar de forma assertiva as poesias no vestibular.

  1. Leia no mínimo duas vezes a poesia. ...
  2. Identifique as figuras de linguagem. ...
  3. Não deixe a sua opinião interferir na interpretação. ...
  4. Conheça brevemente a vida dos autores. ...
  5. Mantenha o hábito de leitura e interpretação de poesias.

A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10. Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.

O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos). Já os tipos de versos mais comuns em sonetos são os decassílabos (dez sílabas poéticas) e os alexandrinos (12 sílabas poéticas). Assim, esse tipo de poema encerra uma reflexão em 14 versos.

O soneto pede 4 estrofes, sendo 2 quartetos seguidos por 2 tercetos. Ou ainda: 3 quartetos e 1 dístico. Quanto ao tema, ao assunto do soneto, este deve percorrer as 4 estrofes, ter uma chave de abertura e um fecho. Não se pode dividir o tema do soneto em partes, tratando uma nos quartetos e outra nos tercetos.

1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.

O processo para analisar uma poesia se resume a examinar os seguintes itens: forma, métrica, tema, cenário e personagem. Você também deve considerar a análise da linguagem, imaginário, do estilo e do contexto da poesia para entendê-la melhor.

Dicas. Quando for ensinar linguagem poética: Selecione poemas não só pela temática, mas, sobretudo, pela sonoridade e/ou metáforas. Proponha sempre a leitura de poemas em voz alta para a percepção auditiva da sonoridade e do ritmo dos versos.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia.

eu lírico é a voz que enuncia o poema.

Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. A rima é estruturada por um esquema abba abba cdc (cde) dcd (cde). O ritmo e a sonoridade ficam por conta da tonicidade demarcada nas sílabas.

A métrica é a contagem de sílabas métricas ou sílabas poéticas que constituem e dão harmonia ao verso.