Qual o meu pronome pessoal?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 18 votos

Como saber qual o meu pronome? 1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos: Eu → meu, minha, meus, minhas. Tu → teu, tua, teus, tuas. Ele → seu, seus sua, suas.

São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos.

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

Eu e mim são pronomes pessoais que possuem a função de substituir o substantivo na frase e indicar qual(is) a pessoa do discurso. O “eu” é um pronome pessoal do caso reto que exerce a função de sujeito ou de predicativo do sujeito.

Você sabia que a palavra COMIGO é um pronome formado pela preposição COM mais o pronome MIM? Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.

Resposta verificada por especialistas
Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.

Como devo incluir o gênero no perfil? Não existe um jeito único e certo ou errado de se explicitar o gênero de preferência, mas é possível, por exemplo: escrever “ela/dela” para referir-se ao feminino, “ele/dele” para o masculino ou “elu/delu” como pronome neutro.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.