Qual é o dígrafo da palavra ninguém?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

O grafema <u> na palavra ninguém não se lê, logo, foneticamente, não é uma vogal oral. Não se lê o som do <u>, porque esta letra, neste contexto, não indica som, uma vez que <gu> antes de <e> e <i> é normalmente um dígrafo e representa apenas um som. A palavra ninguém tem, sim, um ditongo nasal decrescente: nin[gãj].

Ninguém <===== tem 2 dígrafos vocálicos: "in"; "em".

Dígrafo consonantal
Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc (antes de E ou I), sç (antes de A ou O), xc (antes de E ou I), gu (antes de E ou I) e qu (antes de E ou I). É importante frisar que gu e qu são dígrafos se seguidos de e ou i. Se, todavia, o u for pronunciado deixa de ser dígrafo.

Por sua vez, os dígrafos vocálicos ocorrem quando duas letras formam o som de uma vogal, mais precisamente sons nasais. Eles geralmente ocorrem com a colocação das consoantes “m” ou “n” após as vogais. Por exemplo, os dígrafos “am” e “an” possuem som de “ã”.

ninguém (nin-guém);

Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

Dígrafo é a reunião de duas letras que representam um só fonema. Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

Dígrafos que desempenham a função de vogais nasais: am (campo), en (bento), om (tombo) e outros.

Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'.