O que é persona?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Persona é a definição fictícia do seu cliente a partir de dados reais. Ela será construída para direcionar o seus produtos e serviços de uma maneira mais certeira aos seus clientes. Essa técnica de identificação do público é detalhada e visa conhecer a fundo quem de fato se interessa pelo seu negócio.

A importância da persona no Marketing Digital
Buyer persona é o nome dado ao público que o mercado digital quer atingir. A tradução seria o “cliente comprador” ou “cliente ideal”, muito usado no marketing digital. Seria a personificação de um cliente que se interessaria pelo seu produto ou serviço.

Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.

A melhor maneira de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los melhor te ajuda a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.

É a máscara que o ator usa para dar vida ao personagem. Na psicologia, Carl Gustav Jung usa o termo para designar a face que assumimos em nossas vidas cotidianas. A persona deriva da forma como nos adaptamos ao mundo; são nossas máscaras, nossa maneira de ser socialmente.

Exemplo de uso da palavra Personalidade:
A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.

Em termos bastante práticos, a persona é a representação do cliente ideal de uma marca, ou seja, a descrição e a exemplificação do comprador perfeito. Assim, tem como principal objetivo criar uma aproximação com o público de forma mais efetiva, com abordagens mais humanizadas e afetuosas.

Você pode usar sua persona divulgando materiais no blog da sua empresa, fazendo guest post, em redes sociais e até e-mail marketing. Se você precisar de ajuda para montar a sua persona ou como aplicar na sua estartégia, entre em contato conosco.

A persona, também chamada de buyer persona, é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela tem todas as características, qualidades, defeitos, objetivos e problemas daquele consumidor perfeito, que adora e compra bastante da sua marca.

A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

Assim, a persona é o “narrador poético” que preenche as exigências temáticas do poema, fornecendo ao leitor o ponto de partida para o trabalho da imaginação. A persona, como tal, deve ser considerada pelo leitor como um artifício enunciativo, que tem uma função temática.

Modelo de personas

  1. Nome. Para que a sua persona se aproxime ao máximo da realidade, é fundamental que ela tenha um nome. ...
  2. Ocupação. Neste campo, você deve identificar qual a ocupação da sua persona (estuda, trabalha, está desempregado etc.). ...
  3. Dados demográficos. ...
  4. Objetivos. ...
  5. Desafios. ...
  6. Valores.

O primeiro passo para a pesquisa de persona é analisar os mais variados dados do seu público-alvo para encontrar características em comum entre eles. Além disso, vale a pena estudar tanto os consumidores que estão satisfeitos com seus serviços ou produtos quanto os que não estão.

O nome oficial do personagem principal de Persona 4 Golden é Yu Narukami.