O que é proposição?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Proposição é um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. Uma asserção é um conteúdo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso. Asserções são abstrações de sentenças não linguísticas que a constituem.

Proposições são usualmente consideradas como o conteúdo de crenças e outros pensamentos representativos. Elas também podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferência, intenção, como em "Desejo um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro de certo contexto, somente um de dois valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso.

O que é uma Proposição? Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

As proposições podem ser simples, quando apresentam apenas uma sentença, e compostas quando são formadas pela combinação de duas ou mais proposições simples. "O céu é azul" é um exemplo de proposição simples, já a sentença "O céu é azul e as nuvens são brancas" é um exemplo de proposição composta.

Proposições simples são aquelas formadas por apenas uma proposição. Exemplos: - O balde é de ferro. - A bola é azul.

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Proposições podem ser conectadas através dos seguintes conectivos: “¬” ou “!” (negação); • “∧” (conectivo “e”); • “∨” (conectivo “ou”); • “→” (conectivo “implica”); • “↔” (conectivo “se, e somente se”).

Proposição é uma frase informativa cujo conteúdo pode ser verdadeiro ou falso.

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Proposição (proposition) é o significado lógico de uma afirmação (statement), isto é, uma sentença cujo significado pode ser verdadeiro ou falso. Nem toda sentença e ato de fala expressam uma proposição (por exemplo ordens, perguntas e afirmações vagas não expressam proposições).

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F). Considere que p represente uma proposição básica e q outra proposição básica.

Proposição é uma palavra muito utilizada na lógica, se referindo a uma expressão ou enunciado que pode ser verdadeiro ou falso. Refere-se também ao ato de se propor, ou seja, a uma proposta ou sugestão. Significa, ainda, na gramática, uma oração ou sentença.