O que é psicomotricidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

De acordo com Fonseca (2008), a psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Desde o ventre materno o bebê passa por diversos estágios de amadurecimento dos seus movimentos.

Todas as atividades que promovem uma interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso são consideradas atividades psicomotoras. Indicadas principalmente para crianças e adolescentes, sua prática contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos nas esferas cognitiva, afetiva e motora.

Conheça quais são as áreas psicomotoras

  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e ...

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

Ela é indicada para criança que apresenta dificuldade no desenvolvimento psicomotor e necessitam de trabalhos com o corpo, através da expressividade e do brincar. Na terapia com psicomotricidade as crianças são convidadas a viver experiências corporais, sensoriais e perceptivas.

O psicomotricista faz intervenções que estimulem o desenvolvimento do corpo em movimento, beneficiando a interação do autista com a família e o meio social, suas habilidades cognitivas, afetivas, emocionais, o que proporciona mais qualidade de vida.

Na educação infantil, a psicomotricidade proporciona à criança a possibilidade de experimentar seu corpo, vivenciar ludicamente suas emoções e desenvolver-se psicomotoramente de maneira equilibrada, tendo como principal objetivo oferecer a cada aluno a oportunidade de experimentar a alegria do movimento e desenvolver ...

Dicas para estimular a psicomotricidade infantil

  1. Estimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.
  2. Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.
  3. Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.
  4. Use a mimetização nas atividades em sala de aula.

A melhor maneira de interagir com as crianças e trabalhar a psicomotricidade é através das brincadeiras. A terapeuta ocupacional utiliza o momento de diversão das crianças para observar o funcionamento emocional e motor da criança, utilizando de brincadeiras e jogos para corrigir alguma alteração nos movimentos.