O que é pepperoni?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pepperoni é uma variedade ítalo-americana apimentada do salame seco, feita de carne de porco e bovina, incluindo algumas vezes toucinho. O processo de produção tem como tempero principal a páprica e etapas de fermentação e cozimento gradual do produto.

Você ama colocar os dois na pizza, mas você sabe qual é a diferença entre pepperoni e calabresa? A gente te explica! Pepperoni foi criado pelos americanos, com inspiração nos salames americanos. Já a calabresa é uma linguiça defumada 100% brasileira, com pimenta calabresa.

Segundo a nutricionista Samanta de Oliveira, o salame é composto por carne de porco ou ave, vitela, gordura e temperos. Já o pepperoni é feito à base de carne bovina, suína e de frango, também com gordura triturada, porém a principal diferença entre ambos é a forte presença de pimenta no segundo.

A saber, o pepperoni foi criado pelos americanos, inspirado nos salames italianos. Ele é feito com carne bovina, de porco, gordura e temperado com pepperoncino, que é semelhante a pimenta malagueta.

O sabor picante e bastante característico do Pepperoni foi o principal responsável por este produto, que tem origem na Itália, conquistar os Estados Unidos. Seu sabor acentuado provém da páprica, pimenta vermelha e noz moscada que temperam o produto elaborado a partir do pernil, paleta e toucinho suíno.

O uso de pepperoni para incrementar receitas como pizza é comum, no entanto, também é comum a sua comercialização e consumo em estado puro. Utiliza-se ao menos três tipos de carnes para a produção dessa carne processada, todas em abundância no Brasil.

O pepperoni se trata de um salame seco, onde passou por um processo de maturação e cura por secagem. São adicionados químicos que protegem o salame contra bactérias maléficas. Alguns artigos dizem que sim, pode ser comido cru. Para sua segurança, sempre procure por produtos com selos: C.I.F, MAPA, SISBI e selo ARTE.

Na falta do pepperoni, a opção mais próxima para substituí-lo na pizza é o chouriço picante português. Ele é feito com carne de porco e geralmente temperado com paprica e pimenta malagueta.

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado.

Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles são altamente processados e costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.

carne suína

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

Hormel Foods quer a liderança. A Sadia obteve um total de 13,4% de citações espontâneas. O resultado é uma liderança sólida em relação aos concorrentes mais próximos, Ceratti (Hormel Foods) (5,5%) e Seara (4,2%). Também foram mencionadas com porcentagem relevante as marcas Perdigão, Aurora, Frimesa e Pamplona.

Pepperoni é um tipo de salame seco de sabor inconfundível!
É usado principalmente como cobertura de pizza nos EUA, assim como em alguns snacks e sanduíches derivados da pizza. A palavra pepperoni é derivada da palavra italiana peperone (“pimentão”). Salame ou pepperoni?

pepperoni {subst.}