O que é pangeia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Designa-se por Pangeia o continente que, descrito pela deriva continental, existiu entre 200 a 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica, segundo estudos.

De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.

A origem de Pangeia acontece da junção entre estas porções.
Laurentia, Báltica e Sibéria se juntaram, formando o continente conhecido como Laurásia. Gondwana permaneceu individualizado e depois se chocou com Laurásia. Isso aconteceu no período Carbonífero, por volta de 320 milhões de anos atrás.

A este supercontinente, foi proposto o nome de Pangeia, e sua fragmentação teria iniciado dividindo-se em dois continentes, a Laurásia a norte (atuais América do Norte, Europa, Ásia e Ártico), e Gondwana a sul (atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Índia), com a criação de um novo oceano entre eles, o ...

A separação da Pangeia foi consequência da movimentação das placas tectônicas, que se afastaram umas das outras devido a deriva continental (ideia proposta anteriormente por Wegener). A princípio a Pangeia se separou em dois grandes continentes, o do Sul que foi chamado de Gondwana e o do Norte Laurásia.

Os dinossauros mais antigos que se tem registro datam de cerca de 235 a 225 milhões de anos e viveram em uma área da Pangeia que hoje corresponde a um território que se estende da porção central do Rio Grande do Sul ao norte da Argentina.

Um dos mais conhecidos do mundo é o Estreito de Bering. O estreito de Bering é um espaço marítimo que se estende por 85 quilômetros e separa dois continentes: a Ásia e a América do Norte.

Panótia, o desconhecido antigo supercontinente da Terra.

Ele estava localizado bem no meio de um bloco gigante chamado Gondwana, que reunia o que hoje é a América do Sul, a África, a Oceania, a Antártida e alguns países do Sul da Ásia.

A existência de Pangeia foi sugerida pela primeira vez no início do século XX pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, o que criou uma gigante polêmica entre a classe científica da época.

Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano), também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico.