O que é open finance?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Banco aberto, ou sistema bancário aberto ou partilhamento de dados bancários pessoais, é um termo da área de serviços financeiros, que é parte da tecnologia financeira, relativo a um conjunto de regras sobre o uso e compartilhamento de dados e informações financeiras entre instituições, que consiste em:

Open Finance é um modelo que tem como objetivo tornar o mercado financeiro mais aberto e acessível, a partir do compartilhamento de informações financeiras autorizadas entre instituições.

Para organizações em geral, o Open Finance é um sistema que pode ajudá-las a ter mais controle sobre gastos e melhorar a saúde financeira do negócio. Isso porque aderir ao Open Finance as coloca no centro das decisões de como e com quem compartilhar seus dados, o que torna os processos mais seguros e práticos.

A exposição de dados financeiros pode aumentar o risco de hackeamento e vazamento de informações sigilosas. Além disso, a compreensão e adoção do Open Finance também podem ser desafiadoras, pois não se trata de uma plataforma ou aplicativo específico, mas de um sistema mais amplo.

Open Finance é pago? O banco vai cobrar taxas? O compartilhamento dos seus dados no sistema financeiro aberto é totalmente gratuito. Mas, algumas instituições podem cobrar por certos serviços disponibilizados neste ambiente, como aconselhamento financeiro.

Quais as desvantagens do Open Finance
A primeira desvantagem é com relação à segurança dos seus dados, porque a quantidade de empresas com acesso a seus dados aumenta e pode ocorrer uma exposição deles, caso a empresa sofra uma invasão hacker, ou seu celular seja roubado ou furtado.

Quem participa do Open Finance? Somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do Open Finance. Contudo, a regulamentação prevê participantes obrigatórios e voluntários a depender da instituição e do dado ou serviço que está sendo compartilhado.

Em resumo, é possível afirmar que vale a pena compartilhar dados entre bancos e instituições financeiras por meio do Open Finance, desde que você tenha cuidado e só dê consentimento para empresas confiáveis.

O Open Finance, que é a evolução do Open Banking, parte da ideia de que as pessoas são detentoras de seus próprios dados financeiros. Dessa forma, o consumidor é quem decide com quem fará o compartilhamento dos dados.

São elas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, BNDES, Citibank, Credit Suisse, entre outros. As demais instituições têm adesão voluntária ao Open Banking.

O cancelamento pode ser solicitado tanto na instituição em que você permitiu o compartilhamento quanto na que disponibilizou seus dados, por meio dos canais digitais do banco (aplicativos ou internet banking). Caso você não seja correntista ou não possua cartões do Santander, pode solicitar o cancelamento por aqui.

A grande diferença entre o Open Banking e o Open Finance é que enquanto o primeiro tem como proposta o compartilhamento de informações entre instituições bancárias, o segundo expande essa ideia para outras instituições financeiras do mercado, como corretoras de investimentos, seguros e previdência, câmbio e adquirência ...

60 minutos

Apesar da transação ser realizada por Pix, os pagamentos feitos via Open Finance podem demorar até 60 minutos pra aprovação. Você pode acompanhar o status do seu pagamento no Extrato do PicPay.

O Sofisa foi o banco nacional mais bem colocado, seguido pelo Nubank e pelo Sicoob. Dos nomes mais tradicionais, apenas a Caixa Econômica e o Santander aparecem no ranking. Apesar da forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú não entraram na lista deste ano.

Você precisará entrar no aplicativo da sua instituição financeira (fazer um login) para concluir o pagamento. Essa é uma medida de segurança solicitada pelo Banco Central. Como você precisa confirmar que está fazendo o pagamento, é normal que seja redirecionado para outra tela ou para o aplicativo Neon.