O que é agiota?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Um agiota é uma pessoa que oferece empréstimos a taxas de juros extremamente alta, tem termos estritos de cobrança em caso de falha e geralmente opera fora de autoridade local.

Os riscos de pegar empréstimo com agiotas
Além disso, também vai contra o Sistema Financeiro Nacional, pois faz a operação sem a autorização do Banco Central. Essa infração tem pena de 2 a 8 anos de prisão e multa. Agiotas chegam a cobrar 40% de juros ao mês para emprestar o dinheiro.

Agiota é uma pessoa que se aproveita do desespero e/ou desinformação de outra pessoa para oferecer empréstimos com taxas de juros extremamente altas e sem ter autorização do Banco Central para fazer isso. Em outras palavras, o agiota é um criminoso.

Agiota é o indivíduo que empresta dinheiro para outra pessoa de modo ilegal, com taxas de juros altamente elevadas e sem a autorização do Banco Central.

Em seu artigo 4º, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.

Juros altíssimos
Os agiotas cobram em média 40% ao mês. Enquanto, bancos e instituições financeiras legalizadas os juros costumam ser de menos de 10% ao mês.

Assim, o agiota está sujeito a pena de dois a oito anos de prisão e multa. Existem casos em que agiotas perseguem a família do devedor ou ameaçam tomar casa e demais bens caso a dívida não seja paga dentro do prazo. Nestes casos e com o citado acima, fica claro que esta é uma prática criminosa e bastante perigosa.

Renegociar suas dívidas
Afinal, tanto quanto você quer pagar o que você deve e arrumar sua situação financeira, as lojas e bancos querem receber o que deve ser pago. Renegociando suas dívidas com esses locais, você pode conseguir novos prazos de pagamento e até mesmo isenção de juros e taxas em alguns casos.

A pergunta é, posso emprestar dinheiro e ganhar juros de forma legal? Sim, você pode emprestar dinheiro cobrando juros e esta prática é legal, porém se atente aos detalhes. A autorização é regulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), desde abril de 2018 pelas Resoluções 4.656 e 4.657.

Opções de empréstimo de 300 reais na hora podem ser vistas em financeiras como MeuTudo, SuperSim, RecargaPay e Crefisa. Preciso de dinheiro urgente.

moneylender [noun] a person who lends money and charges interest.

Além de golpes, há muitas pessoas que fazem empréstimo de dinheiro pelo Whatsapp ou qualquer outro meio e eles são conhecidos como agiotas. Fique atento a essa prática de empréstimo com agiota, já que ela é ilegal (Lei nº 1.521) e você pode sofrer consequências não só financeiras, como também de vida.

A partir do século XIII, com o início das viagens, das Cruzadas, a moeda começou a se tornar uma necessidade para os viajantes. Logo, virou mercadoria e muita gente — os chamados “agiotas” — começou a negociar dinheiro e tempo, vendendo, assim, o que anteriormente pertencia somente ao Supremo.

O que é agiota? Os agiotas são pessoas que oferecem empréstimos fora do mercado financeiro e sem a autorização do Banco Central. Com isso, eles dispensam a necessidade de comprovação de renda e cobram juros exorbitantes sobre o dinheiro emprestado.

A agiotagem, também é conhecida como usura ou cobrança de ágio superior à taxa oficial de câmbio. Tais práticas são consideradas crimes contra a economia popular previstos na Lei nº 1521/51. A partir desse diploma legal, fica mais evidente que a prática de agiotagem é crime, tipificado pela legislação Brasileira.

Desta forma, ainda que não o Brasil não tenha "legalizado" a figura do agiota, até por ser impossível legalizar algo que possui a ilegalidade como requisito intrínseco à sua própria definição, pode se dizer que a nova lei complementar 167/2019 "abocanhou" muito do espaço onde atuam esses atores, uma vez que abriu a ...