O que é conta corrente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A conta corrente ou conta à ordem é uma conta de depósito mantida num banco ou outra instituição financeira por uma pessoa física ou jurídica com o propósito de segurança e rapidez de acesso à demanda através de uma variedade de diferentes canais.

Uma conta corrente basicamente permite:
fazer compras com um cartão de débito conectado à conta; fazer saques e depósitos com seu cartão de caixa eletrônico; ter um cartão de crédito vinculado à conta (dependendo de análise de crédito);

Ou seja, ambas se enquadram no tipo de conta de depósito, no entanto, enquanto a corrente possibilita diversas operações cotidianas, a conta poupança possui a finalidade de produzir juros sobre o valor depositado, apenas como reserva, por isso, as transações permitidas na poupança são bem restritas.

Uma conta corrente na prática, é um estilo de conta onde o cliente bancário poderá realizar empréstimos, utilizar limite (caso seja conta especial), pedir cartões de crédito e ter algumas operações que somente o tipo de conta corrente lhe permite fazer.

Como funciona a conta corrente? Já a conta corrente é a modalidade de movimentação de recursos mais antiga e conhecida no mercado. Isso porque ela está presente nos pacotes de serviços de todos os bancos comerciais. Ao contrário da conta de pagamento, geralmente a conta corrente é tarifada.

Do ponto de vista financeiro, deixar o dinheiro parado na conta-corrente é o mesmo que guardá-lo sob o colchão. A inflação pode corroer o poder de compra dos seus recursos, que não rendem nem sofrem qualquer tipo de correção monetária.

Taxas e tarifas
O serviço de manutenção da conta corrente é cobrado pelos bancos e descontado de sua conta corrente. Além disso, as instituições financeiras podem oferecer 4 tipos de pacotes de serviços, os quais se diferenciam pelo valor e as vantagens incluídas.

É MELHOR DEIXAR DINHEIRO NA CONTA CORRENTE OU POUPANÇA? Se você pretende fazer muitas movimentações, como depósitos ou transferências, escolha abrir uma conta corrente. Agora, se você quer apenas guardar o dinheiro no banco ou não vai movimentar sua conta muitas vezes, abra uma poupança.

Na parte da frente dele há três números localizados no centro, entre o número da agência e da conta, que apontam se é poupança ou corrente. Por exemplo: 1234 060 1234567 8: se os algarismos do meio são 060, é uma conta poupança; 1234 010 1234567 8: se os algarismos do meio são 010, é uma conta corrente.

A conta corrente é muito usada pelos consumidores porque oferece diversos serviços para seus clientes, tais como: Saques em caixas eletrônicos ou agências bancárias; Depósitos em dinheiro ou cheque; Transferências entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes (DOC ou TED);

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

Para depositar dinheiro na sua própria conta ou na de outra pessoa, você precisa ter em mãos os seguintes dados de quem vai receber o depósito: nome completo, CPF, número do banco, agência e conta. Em alguns casos, também é necessário informar o tipo de conta (corrente, poupança ou pagamento).

Ao contrário do que muitos pensam, uma conta corrente serve muito mais do que só para receber dinheiro e pagar contas. Com uma conta bancária, você tem acesso mais fácil a investimentos, empréstimos, financiamentos, seguros, cartão de crédito entre muitos outros.