O que é o cuidado genuíno?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Uma dessas formas de fortalecer a cultura de segurança é com o Cuidado Ativo Genuíno. Essa expressão diz respeito a um conjunto de ações e ferramentas que visam proteger a saúde e segurança de si mesmo e do próximo, preservando a vida de todos na empresa.

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04), a MGS destaca o CUIDADO ATIVO, postura que consiste em cuidar de si mesmo, cuidar do outro, e se deixar cuidar. Esta, além de ser uma conduta generosa, é uma das maneiras mais eficazes de se evitar acidentes de trabalho.

O cuidado ativo, atualmente, é dividido em nada mais nada menos do que três pilares. Sendo eles o cuidar de si, se deixar cuidar e, também, o cuidar dos outros. Vale destacar que todos esses pilares se complementam entre si e, assim, permitem sucesso quanto a essa prática.

A percepção de risco é a capacidade de identificar os riscos existentes no ambiente e agir para evitar a ocorrência de acidentes. É, por exemplo, identificar o risco de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança ou em alta velocidade. São situações cujos fatores podem desencadear um acidente.

Tipos de autocuidado

  1. Físico. O autocuidado físico está relacionado ao corpo. ...
  2. Emocional. Quando o assunto é autocuidado emocional, o objetivo é estarmos abertos a sentir nossas emoções, sejam elas boas ou ruins. ...
  3. Intelectual. Nesse tipo de autocuidado, a pessoa deve estimular a mente e a sua criatividade. ...
  4. Social. ...
  5. Espiritual.

5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena

  1. 1 – Beba água. Os especialistas dizem isso a todo momento. ...
  2. 2 – Alimentação. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Descanso. ...
  5. 5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano.

Tipos de autocuidado

  • Físico: o corpo não trabalha sozinho, ele funciona em parceria com nossa mente. ...
  • Social: cuidar de si parece um processo um tanto quanto solitário. ...
  • Mental: a sua mente merece ser muito bem cuidada e estimulada. ...
  • Emocional: para cuidar desse ponto, um grande fio condutor é o autoconhecimento.

São pessoas que devem tomar cuidados e seguir os procedimentos de trabalho para reduzir e eliminar situações de risco ou fontes de perigos, isto é, os comportamentos de risco dos trabalhadores no local de trabalho devem ser monitorados e corrigidos sempre!

Os 4 principais objetivos da segurança do trabalho são prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promover a saúde ocupacional dos colaboradores e garantir a conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Significa que você está cuidando da sua integridade física para poder também cuidar da integridade física dos pequenos, senão nenhum dos dois será cuidado. Então não se pode pretender passar horas e horas de prontidão cuidando de um familiar doente sem dormir.

O processo de cuidar refere-se ao ato de prestar assistência, significando auxiliar alguém nas situações em que a pessoa não consegue ou tem dificuldades para satisfazer necessidades biológicas, psíquicas ou sociais.

O cuidador é a pessoa que cuida, oferece suporte e auxílio a uma outra necessita- da. Há três tipos de cuidadores: o informal, o formal e o familiar.