O que é o baby blue?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ana Crys Benício Lopes: O baby blues é um dos transtornos emocionais do ciclo gravídico puerperal. Ele é uma reação à condição do pós-parto, quando a gente observa (na paciente) um choro fácil, uma fragilidade emocional e até uma irritabilidade. É muito comum mães relatarem cansaço e sentimento de incompreensão.

O baby blues atinge a maioria das gestantes entre o terceiro e 14º dia após o parto, causando sintomas como choro, irritabilidade e ansiedade.

O que fazer? Em princípio, por não se tratar de um distúrbio psicológico, não é necessário recorrer a tratamento. E, como mencionamos anteriormente, esses sentimentos de angústia e melancolia costumam desaparecer por conta própria após algumas semanas, à medida que a mãe se adapta à sua nova rotina com o recém-nascido.

Enquanto o baby blues é algo natural e que passa, a depressão pós-parto persiste e necessita de tratamento. Além da psicoterapia, recomenda-se a avaliação psiquiátrica para averiguar a necessidade ou não do uso de medicação juntamente com o tratamento psicológico.

O blues puerperal, também conhecido como melancolia da maternidade ou baby blues, chega a afetar até 50% das novas mães. Trata-se de uma tristeza que surge lá pelo 3º até o 5º dia após o parto, porém costuma se resolver sozinha após algumas semanas e não necessita de tratamento.

Entre 70% e 80% de todas as novas mães experimentam algum tipo de sentimento negativo ou mudança de humor após o nascimento de seus filhos. O baby blues geralmente surge no primeiro mês após o nascimento do bebê e dura até 30 dias.

Como prevenir
Uma forma de auxiliar, antes ou durante a gestação, é buscar informações com profissionais e conversar sobre o assunto com a família. Na depressão pós-parto é importante que a mãe consiga dormir bem, tenha uma alimentação saudável e faça os exercícios recomendados no pós-parto.

Baby Blue, que em tradução significa Bebê azul é mais uma das lendas urbanas que se origina depois de uma suposta mãe ter matado o próprio filho. Neste caso, uma mãe psicótica teria matado seu bebê com um pedaço de espelho quebrado. Ninguém saberia o verdadeiro nome da criança, e foi a partir daí que ganhou esse nome.

O que caracteriza o puerpério emocional
Esses sintomas são considerados normais – até esperados – durante o puerpério, e podem durar cerca de duas semanas após o nascimento do bebê, sendo geralmente causados ​​pelas mudanças impactantes que ocorrem na vida da mulher durante esse período.

Pontos-chave. A melancolia pós-parto é muito comum durante a primeira semana após o parto, geralmente dura 2 a 3 dias (até 2 semanas) e é relativamente leve. A depressão pós-parto ocorre em 10 a 15% das mulheres após o parto, dura > 2 semanas e é incapacitante (em comparação com a melancolia pós-parto).

Esse problema, geralmente, ocorre pela alteração hormonal abrupta que acontece após o parto. Isso porque com o descolamento da placenta dentro do útero, a comunicação hormonal da mulher com o bebê se perde. Assim, o corpo reage a isso.

Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.