O que é necessário para fazer uma pós-graduação?

Perguntado por: lpereira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para o ingresso, geralmente, é necessário apenas que o estudante comprove sua conclusão do ensino superior com documentos, como o diploma. Já para uma pós-graduação stricto sensu, é preciso realizar uma prova ou apresentação de um projeto de pesquisa, além do comprovante de conclusão do ensino superior.

Conforme dispõe o § 3º, do Art. 1º, da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores, atendidos os requisitos específicos estabelecidos no edital do curso.

A explicação para isso é a seguinte: podem fazer pós-graduação todos os profissionais que possuem um diploma ou certificação de ensino superior. Ou seja, podem fazer uma pós-graduação pessoas que se formaram em curso de nível superior bacharelado, licenciatura e/ou tecnólogo.

Para as pós-graduações stricto sensu, que abordam os mestrados, doutorados e afins, o TCC continua sendo obrigatório. Agora, para as pós-graduações lato sensu, também conhecidas como especializações, o Trabalho de Conclusão de Curso já não é mais obrigatório.

Para começar, vamos logo direto ao ponto: quem pode fazer pós-graduação? A resposta, ao contrário do que alguns podem pensar, está longe de ser um bicho de sete cabeças: qualquer pessoa graduada e que tenha um diploma, independentemente de ser bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Por isso, saiba que as pós do tipo stricto sensu têm uma duração diferente daquelas que são lato sensu. Enquanto os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses, a especialização e o MBA seguem outro modelo de duração.

Por ser um curso do ensino superior que qualifica o estudante em áreas específicas do conhecimento, a pós-graduação só pode ser realizada após a conclusão da faculdade. De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização com o diploma da graduação.

De acordo com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), alunos matriculados em qualquer curso regular de nível superior podem estagiar. Ou seja, estudantes de especialização, MBA, mestrado e doutorado também se enquadram.

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

O ingresso em cursos de especialização e MBA, de modo geral, não envolvem a realização de provas ou apresentação de projetos de pesquisa, sendo necessário apenas que o aluno possua uma certificação de nível superior, que pode ser: Diploma de graduação (bacharelado e licenciatura);