O que acontece se a empresa não cumpre o piso salarial?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

O empregador que paga menos do que o piso a um funcionário pode ser alvo de processo trabalhista e ter de arcar depois com os custos de salários e correções em outras verbas contratuais como FGTS, férias, décimo terceiro e multas.

Atraso de menos de 20 dias: o empregado terá 10% sobre o valor do saldo devedor, mais correção monetária. Atraso com mais de 20 dias: o empregado tem direito a, além de 10% sobre o valor do saldo devedor, mais correção monetária e 5% sobre todos os dias úteis após o 20º dia.

Entretanto, conforme o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, é lícito o pagamento do piso salarial ou do salário-mínimo proporcional ao tempo trabalhado, caso haja contratação para cumprimento de jornada reduzida, inferior à previsão constitucional de oito horas diárias ou 44 semanais.

O trabalhador precisa procurar sindicatos para denunciar qualquer tipo de irregularidades no trabalho, como: Atrasos, férias sem remunerações, demissão sem justa causa ou a falta do pagamento do 13° salário.

O pagamento de salário abaixo do piso previsto para a categoria, por exemplo, é conduta que traduz o descumprimento do contrato e pode dar ensejo à rescisão indireta (art.

FIQUE ATENTO! Quando a empresa não paga o reajuste salarial, fica claro o descumprimento de convenção ou acordo coletivo de trabalho e normalmente, a punição é aplicada em forma de multa paga ao sindicato que representa a categoria dos trabalhadores afetados.

O piso salarial tem a mesma definição de salário profissional. É proporcional ao escopo e à complexidade do trabalho de cada cargo. Para algumas categorias, isso é estipulado por lei ou acordo coletivo. Portanto, se um funcionário pertence a uma categoria, ele deve receber de acordo com o estipulado.

Vale lembrar que muitas categorias profissionais não têm um piso salarial definido, como por exemplo: designers, gestores ambientais e publicitários, entre outros. No entanto, todos os trabalhadores têm o direito de receber pelo menos o salário mínimo vigente no País.

Noutro giro, em se tratando de profissionais da iniciativa privada, o piso salarial nacional passará a viger a partir de 1º/7/2023, salvo no caso de negociação coletiva em que seja convencionado de forma diferente.

O piso é uma garantia de que o trabalhador não receberá menos do que um valor estipulado pela categoria. Entre as profissões que possuem piso salarial estão os profissionais da área de saúde, como enfermeiros, técnicos em enfermagem e dentistas, além de trabalhadores do comércio, como vendedores e atendentes.

Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo. Apesar de a denúncia trabalhista em geral ser sigilosa (os dados do denunciante são mantidos sob sigilo), esta não poderá ser anônima. Serviço prestado via web.

O cidadão pode procurar o Ministério Público do Trabalho em todo e qualquer caso de irregularidade trabalhista.

Assim, piso salarial é o valor mínimo pago para uma categoria, enquanto o salário mínimo é o valor mínimo pago para todos os trabalhadores brasileiros – independente de sindicato ou categoria.

Basta acessar o site do sindicato da categoria correspondente e buscar pela tabela de pisos salariais. Acordo coletivo: firmado entre os sindicatos de trabalhadores e empregadores, neste documento estão previstos os valores do piso salarial e outras condições de trabalho.

O salário base nada mais é do que o famoso salário bruto, que é o valor fixo que a empresa define em contrato ao efetuar uma admissão. Esse valor serve de base para que a organização ao fim de cada mês realize as deduções trabalhistas previstas em lei.