Qual a diferença entre o currículo e o currículo vitae?

Perguntado por: rcorte7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

É importante deixar claro que as duas palavras existem e estão com a escrita correta, mas o erro está em usá-las para designar a mesma coisa. Basicamente, o currículo tem uma apresentação mais resumida da sua carreira, enquanto, o Curriculum Vitae possui mais detalhes.

Tanto “currículo” quanto “curriculum” estão corretos. "Currículo” é a versão em português, enquanto “curriculum vitae” é uma expressão que vem do latim. Ambas as formas podem ser usadas para denominar o documento que resume as habilidades e conquistas de uma pessoa.

O que é Curriculum vitae? Bom, o Curriculum Vitae (ou CV) é o documento específico para demonstrar as experiências profissionais para o mercado de trabalho. A expressão Curriculum Vitae vem do latim. “vitae” significa vida e “curriculum” significa trajetória.

É comum encontrarmos na internet muitas pessoas questionando se devem escrever “Curriculum Vitae” em sua carta de apresentação. Se você leu em algum lugar que este item é obrigatório, saiba que na verdade o título é desnecessário.

Existem duas espécies de currículo principais: o lattes e o vitae. No lattes, a pessoa conta toda a trajetória profissional, quase sempre voltada para o histórico acadêmico. Já o vitae é um resumo que contém apenas as informações essenciais.

O currículo profissional é a apresentação do candidato. É também o resumo de suas qualificações, habilidades, competências e experiências anteriores.

O currículo permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetivo. Além de descrever sua experiência, você pode mencionar seus principais resultados ao longo do documento. A ideia principal é contar a história de quem você é e o que você já fez, destacando os principais pontos.

Como preencher um currículo corretamente?

  1. Dados pessoais.
  2. Objetivo profissional.
  3. Experiências anteriores.
  4. Formação e capacitação.
  5. Habilidades e conhecimentos.
  6. Utilize um modelo pronto como base.
  7. Use a criatividade sem exagerar na dose.

– Muitos candidatos se perguntam: “Precisa colocar a idade no currículo?”. Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo. Você pode colocar, mas não precisa.

Os modelos de currículo se dividem em três tipos principais: cronológico, funcional e combinado. Cada tipo de currículo conta com características próprias e deve ser direcionado para áreas onde uma informação é mais importante do que outra.

Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).