O que é currículo descritivo?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para quem não sabe o que é descrição no currículo, nada mais é do que o relato a respeito de você como profissional. Isso inclui formação (independentemente do nível), habilidades (soft skills), conquistas e experiências prévias (remuneradas ou não).

Descrição de cargos, ou job description, é a documentação das responsabilidades e atividades realizadas por cada posto de trabalho dentro da empresa. Essa atividade é feita pelo departamento de RH e o manual de descrição de cargos deve ser sempre reavaliado.

Vamos entender como é a estrutura de cada um.

  1. Currículo cronológico. Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. ...
  2. Currículo temático (ou funcional) ...
  3. Currículo misto.

Quais são os diferentes tipos de currículo?

  • Currículo simples em texto.
  • Currículo cronológico.
  • Currículo temático.
  • Currículo combinado ou misto.
  • Vídeo-currículo.
  • Currículo com carta de apresentação.
  • Currículo com fotografia.

Experiência profissional

  1. Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou.
  2. Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
  3. Breve descrição da empresa.
  4. Último cargo ou função realizada.
  5. Descrição das suas atividades na empresa citada.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Explicando melhor: o currículo oculto é tudo aquilo que um curso apresenta ao estudante e que não está escrito mas é observável. Por exemplo: o compromisso dos docentes com horários, a disciplina, a relação com pacientes, estudantes e colegas e, principalmente, a honestidade de propósitos.

A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.

Currículo Funcional é aquele que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais, a participação em uma grande variedade de ambientes integrados (FALVEY, 1982).

O documento é normalmente usado por pessoas que estão mudando de carreira, que têm lacunas em seu histórico de emprego ou cuja experiência de trabalho não está diretamente relacionado ao cargo ofertado na vaga anunciada.

Modelo atual de currículo Cubic
Esse currículo simples combina um visual atual com elementos mais tradicionais. As seções são claras e o layout destaca a experiência de trabalho — aquilo que a maioria dos recrutadores olham primeiro em um CV.

Basicamente, o currículo tem uma apresentação mais resumida da sua carreira, enquanto, o Curriculum Vitae possui mais detalhes. Mas quando usamos cada termo e por que é importante ficarmos atentos às diferenças? Para tirar essas dúvidas, preparamos um post especial sobre o assunto.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.