O que é mercantilismo?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.

O mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas que tinha como objetivo garantir o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de riquezas. No contexto da Idade Moderna, esse acúmulo se daria por meio da arrecadação de metais preciosos, isto é, ouro e prata.

O Mercantilismo foi um conjunto de medidas político-econômicas que predominou em alguns países europeus após o feudalismo, iniciando a Idade Moderna. Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata.

O mercantilismo foi uma série de práticas aplicadas à economia das nações europeias do séc. XV ao XVIII. Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos.

O mercantilismo é entendido como práticas econômicas que se associaram com o absolutismo, porque se manifestaram exatamente durante o período da existência dessa forma de governo. Procurava garantir o acúmulo de riquezas, o que consequentemente reforçava o poder dos monarcas.

Adam Smith

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

O que é metalismo? O metalismo foi uma medida usada durante o sistema mercantilista para medir a riqueza de uma nação. Esse sistema também era conhecido como bulionismo que deriva da palavra inglesa bullion. Esse sistema aconselhava o Estado a ter o máximo possível de metais preciosos nos cofres como ouro e prata.

Com o estabelecimento do mercantilismo, essas práticas econômicas não se mantiveram estáticas, mas passaram por algumas transformações ao longo do período em que foram adotadas. Por isso, diferentes tipos de mercantilismo se estabeleceram em diferentes nações europeias, sendo eles: metalista, comercial e industrial.

Na esfera política, era caracterizado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava todo concentrado nas mãos do rei. No campo econômico, vigorava o mercantilismo, marcado pelo intervencionismo estatal, com vistas ao acúmulo de metais preciosos.

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial. No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.