O que é anarquia?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Os anarquistas defendem a socialização da propriedade privada dos meios de produção como um aspecto central na defesa da autogestão econômica.

De forma mais ampla, menções à cor negra são comuns nos nomes de organizações anarquistas, como a Cruz Negra Anarquista e a Internacional Negra. O símbolo também transcende o anarquismo e aparece em subculturas influenciadas pela ideologia, como no nome da banda de punk rock Black Flag.

Entretanto, novos estudiosos do anarquismo têm percebido a centralidade e a relevância dos debates anarquistas acerca da estratégia, que historicamente dividiram os anarquistas, e a partir deles, estabeleceram duas correntes do anarquismo: anarquismo insurrecionário e anarquismo social.

A historiografia normalmente atribui as raízes do anarquismo no Brasil à imigração europeia. Esta se iniciou com a crise do sistema escravocrata no Brasil, na segunda metade do século XIX, quando as elites políticas convenceram-se de que a vinda de trabalhadores europeus traria vantagens à economia nacional.

O anarquismo prega a valorização da liberdade individual, a partir da extinção do capitalismo e das instituições estatais, por isso é chamado também de comunismo libertário. Para os anarquistas, não deve haver qualquer tipo de força repressora da liberdade humana, assim o Estado deve ser extinguido.

Significado de Anarco
substantivo masculino Aquele que segue o anarquismo defendendo a redução do poder ou a não intervenção do Estado numa sociedade; anarquista. Etimologia (origem da palavra anarco). Masculino de anarca; forma reduzida de anarquista.

1 caos, confusão. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 desmoralização, desrespeito. 3 acracia, atrapalhação, barafunda, confusão, desordem, desorganização.

O contrário de anarquia é: 1 sossego, hierarquia. 2 organização, ordem. 3 silêncio.

O movimento anarquista surge no seio da Internacional, entre os coletivistas, por obra dos militantes da Aliança da Democracia Socialista que é difundido por diversos países, principalmente na Europa e também através de correspondências em países fora do continente europeu, entre 1868 e 1872.

Símbolos da Anarquia
Dos dois símbolos, o mais conhecido é o "A", que representa a palavra "anarquia", e o círculo (que na verdade é a letra "O") e representa a palavra "ordem". Sendo assim, a mensagem do símbolo é "Anarquia é ordem".

As práticas econômicas anarquistas são consideradas parte da realização de um projeto de autogestão que retira a economia de seu status enquanto 'ciência do Estado', enquanto saber vinculado à manutenção da ordem social, e que reivindica uma cientificidade para suas elaborações.

Anarco-sindicalismo é uma doutrina sindical que alia elementos do anarquismo e do marxismo. Os anarcossindicalistas acreditam que os sindicatos podem ser utilizados como instrumentos para mudar a sociedade, substituindo o capitalismo e o Estado por uma nova sociedade democraticamente autogerida pelos trabalhadores.