O que é mastopexia?

Perguntado por: emonteiro8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Mastopexia refere-se a um grupo de intervenções cirúrgicas eletivas destinadas a levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa. A mastopexia pode envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.

O valor de uma mastopexia com silicone é a partir de R$ 15.290,00 (Junho/2023), nas principais clínicas de São Paulo. Há diversos fatores que influenciam na variação desse preço, como a experiência da clínica e da equipe médica. Por isso, para saber quanto custa é necessário passar por avaliação médica.

O que é mamoplastia redutora e mastopexia? Enquanto a mamoplastia redutora, como o próprio nome revela, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas, a mastopexia atua no levantamento dos seios. Entenda um pouco mais sobre cada um desses procedimentos.

A mastopexia é indicada para mulheres que estão com ptose provocada por envelhecimento, flutuações de peso, gravidez, amamentação ou até mesmo por fatores genéticos que propiciam uma maior flacidez da pele. Inclusive, alterações hormonais também poderão levar à flacidez da pele.

A Mastopexia também conhecida como Lifiting da mama, é um procedimento cirúrgico para reverter a ptose mamária, ou seja, para correção de mamas naturalmente caídas devido o envelhecimento, grande perda de peso ou amamentação.

A mastopexia com prótese dura, em média, entre 2 horas e meia à 3 horas, podendo sempre haver variações de tempo.

Um jeito simples de observar se há ou não flacidez de mama importante é com o teste do lápis, que pode ser realizado aí na sua casa. Para isso, posicionamos um lápis abaixo da mama, no sulco inframamário, conforme a imagem ao lado. Se a mama segurar o lápis e ele não cair, é provável que você precise de uma Mastopexia.

TIPOS DE MASTOPEXIA
Existem duas formas de realizar a cirurgia: a mamoplastia clássica ou a mamoplastia com inserção de prótese. Mastopexia Clássica: é realizada apenas para correção da flacidez dos seios; o médico retira o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário, dando um novo contorno e formato aos seios.

Se você está se perguntando: “Posso fazer mastopexia pelo convênio?”, a resposta é: depende da razão pela qual está ocorrendo a indicação médica. Isso porque todo e qualquer plano de saúde com cobertura hospitalar deve cobrir este procedimento de cirurgia plástica quando a razão da indicação não for meramente estética.

Quais os riscos da mastopexia? Raramente a Mastopexia tem complicações sérias, mas intercorrências inerentes a qualquer procedimento cirúrgico podem acontecer como hematomas, seromas, infecção, necrose de pele e de aréola, deiscência de pontos

A mastopexia com prótese pode ser realizada após o desenvolvimento completo das mamas. Essa situação acontece depois de quatro anos da primeira menstruação, aproximadamente aos 16 ou 17 anos de idade, a depender de cada caso específico.

Para terem direito à cirurgia pelo SUS, pacientes com hipertrofia mamária ou gigantomastia precisam comprovar não ter condições de arcar com o procedimento e apresentar laudo médico que ateste o comprometimento do sistema músculo-esquelético, provocando, sobretudo, dores na região da coluna vertebral.

O preço da mastopexia pode variar entre 4 mil a 7 mil reais, variando de acordo com a clínica e cirurgião selecionado. No entanto, acrescentando todas as despesas de consultas, exames e internamento, o valor da mastopexia pode estar entre os 10 e os 15 mil reais.

Ela permite que o médico retire uma grande quantidade de pele e remodele completamente as mamas. A incisão é feita em torno da aréola, desce verticalmente até o sulco mamário e ali o cirurgião faz um corte que segue a dobra dessa região. Assim, seu formato final se parece com o de uma âncora.