O que é estética?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Estética é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte.

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

O termo estética pode ser utilizado em diferentes contextos, nomeadamente: Num contexto psicológico, refere-se às experiências e comportamentos emocionais que as coisas belas provocam no indivíduo. Por exemplo, obra de arte irá provocar uma experiência estética, ou seja sensações diversas e sentimentos a quem observa.

Como filosofia, a Estética quer saber o quê é uma coisa bela. Pergunta-se pelo porquê de que a aparência de certas coisas nos agrade ao ponto de dizermos que são belas, e o que estamos querendo dizer ao declararmos que o são. Ela quer explicitar conceitualmente os critérios pelos quais julgamos a aparência das coisas.

A etimologia da palavra “estética” vem do grego "aisthésis", que pode significar experiência, sensibilidade, conhecimento sensível, sentimento,sensação,percepção.

Apesar de estarem intrinsecamente relacionadas, beleza e estética não são sinônimos. Segundo a professora Elismar Álvares, enquanto os procedimentos de beleza tratam do embelezamento, a estética trata de disfunções visuais.

O profissional é capacitado para fazer avaliações e também para realizar as intervenções mais indicadas, desde limpeza de pele, drenagem linfática, depilação e massagem, até métodos avançados para suavizar linhas de expressão, promover hidratação, combater a queda de cabelos e reduzir estrias e celulites.

Esteticista: 5 oportunidades de atuação para quem faz um curso técnico

  • 1 - Estética facial. ...
  • 2 - Estética corporal e massagem. ...
  • 3 - Terapia capilar. ...
  • 4 - Consultoria estética. ...
  • 5 - Estética pré e pós-cirúrgica.

2 beleza, harmonia, perfeição, proporção. Aparência física: 3 plástica, aparência.

A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade. Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento. Hoje, é compreendida como o estudo das formas de arte, dos processos de criação de obras (de arte) e em suas relações sociais, éticas e políticas.

Os profissionais da Estética promovem muito mais que um procedimento, mas oferecem uma melhora na autoestima e no bem-estar emocional e social dos clientes através de técnicas e procedimentos estéticos.

Alexander Baumgarten pode ser considerado o fundador da Estética. Seu livro que traz esse título foi publicado em 1750 e dedica-se a desenvolver uma filosofia da faculdade de sentir, investigando como a sensibilidade pode levar à produção de conhecimento.

A Estética, que também pode ser chamada de “Filosofia da Arte”, é a investigação sobre as coisas que nos afetam a partir da sensibilidade, de nossas paixões e de tudo que é artístico.

Estética e Cosmética é um ramo da área de saúde que se preocupa em oferecer saúde e bem-estar aos pacientes por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares. O profissional formado em Estética e Cosmética lida diariamente com a autoestima das pessoas.

A estética facial trata da saúde e da beleza da face. Por meio de diferentes técnicas de tratamento, o esteticista facial atua não apenas no embelezamento do rosto, como também na manutenção da saúde e bem-estar do cliente. O rosto bem cuidado é muito importante pra autoestima tanto de mulheres quanto de homens.

Entre as aptidões deste profissional estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação, entre outros. O esteticista também lida com produtos cosméticos para colaborar nos procedimentos.