O que é rinoplastia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal para melhorar a estética ou a respiração do indivíduo. Serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. Pode ser associada a uma mentoplastia, para o resultado harmonizar as formas do rosto.

O preço médio da rinoplastia em 2023 varia entre R$ 12.000 a R$ 30.000. É importante lembrar que esse valor pode variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de procedimento realizado, o cirurgião responsável, o hospital onde a cirurgia será realizada e outros custos adicionais.

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo alterar o formato do nariz, seja em razão da aparência ou da melhora na qualidade de vida do paciente, já que o procedimento permite uma respiração melhor, por exemplo.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo remodelar o formato do nariz. A etimologia da palavra provém das duas palavras do grego antigo: rinos, que significa nariz, e plastia, que significa reconstrução.

A Rinoplastia possui riscos? Assim como qualquer tipo de cirurgia plástica a Rinoplastia possui alguns riscos, como o risco de infecção, risco relacionado à anestesia, dificuldade de respirar no pós-operatório, sangramento abundante, e ainda pode ocorrer uma insatisfação do resultado dessa cirurgia.

É possível fazer cirurgia no nariz pelo SUS, contando que ela seja reparadora e tenha liberação médica para ser realizada. Porém, solicitar uma rinoplastia pelo Sistema Único de Saúde é um processo burocrático, demorado, escasso e, por vezes, pode não compensar.

Ainda que o período caracterizado pelos inchaços, edemas e pequenos desconfortos varie de pessoa para pessoa, todos os organismos precisam de um tempo mínimo para se reestabelecer. A recuperação da rinoplastia, por exemplo, leva cerca de 1 mês.

A Rinoplastia é indicada para pacientes que apresentam alguma queixa estética ou funcional do nariz, pois as correções visam à remodelação nasal para atingir uma harmonia facial.

A rinoplastia, seja funcional ou estética, pode tanto ser realizada por um cirurgião plástico (que esteja apto a fazê-la, pois nem todos se especializam em operar a face), como por um otorrinolaringologista com especialização em rinologia.

na primeira semana, quando é preciso evitar esforços físicos e banhos muito quentes, bem como comparecer a primeira consulta de retorno; na segunda semana, quando é possível retomar a maioria das atividades de costume, com exceção da prática de atividades físicas, dos banhos de sol e do uso de óculos.

1 – Inicialmente o nariz pode ficar maior do que era antes da cirurgia. Trata-se de inchaço e é normal. Esse edema vai desaparecer gradativamente de forma assimétrica, inclusive dando a sensação de que ele está torto. O resultado final pode ser percebido a partir do 6º mês, mas pode demorar até mesmo 1 ano.

A Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) recomenda a indicação da rinoplastia a partir dos 15 anos de idade. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) concorda com sua realização em pacientes com 13 anos ou mais. No entanto, há exceções.

Técnicas caseiras para afinar o nariz realmente funcionam?

  1. massagens (com ou sem cremes e até usando pedras de gelo);
  2. exercícios de respiração (realizados em uma narina de cada vez ou simultaneamente);
  3. uso do clipe modelador (um tipo de acessório que pressiona o nariz); entre outras soluções “milagrosas”.

Sim, é preciso que o paciente fique internado para realizar a cirurgia da rinoplastia. No entanto, ele também costuma receber alta o mesmo dia, permanecendo no local de 8 a 10 horas apenas.