O que é drenagem linfática?
Drenagem linfática é um tipo de massagem baseada na hipótese de que a manipulação do sistema linfático melhoraria a drenagem natural da linfa.
O que é e para que serve a drenagem linfática
Drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, reduzindo edemas e linfedemas, promovendo relaxamento e bem-estar. A técnica utiliza a massagem para intensificar a atividade do sistema linfático.
O que é drenagem linfática e como é feita
A drenagem linfática é um procedimento realizado por profissionais especializados, como os fisioterapeutas. Consiste na aplicação de técnicas que visam estimular a circulação da linfa, líquido produzido pelo sistema linfático e que pode se acumular nos tecidos, causando inchaço e edemas.
Quando devo fazer uma drenagem
Além disso, a drenagem linfática pode também ser prescrita, por exemplo, nos seguintes casos:
- Inchaço.
- Celulite.
- Má circulação sanguínea.
- Inchaço durante a gestação e na tensão pré-menstrual.
- Tratamento antes e depois de cirurgias plásticas (como, por exemplo, após uma lipoaspiração)
- Cicatrizes hipertróficas e queloidianas.
O que é drenagem linfática na barriga
Quando se fala em tratamentos corporais, a drenagem linfática é referência. Um dos procedimentos mais buscados nas clínicas de estética, este tipo de massagem tem como objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida. E, com isso, faz com que seja eliminado o excesso de líquido do corpo.
Qual o valor de uma sessão de drenagem linfática
R$ 150
Essa técnica pode ser usada sob prescrição médica ou para fins estéticos. O preço médio de uma sessão de drenagem linfática é de R$ 150.
Para quem é indicado a drenagem linfática
Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre ...
O que acontece depois da drenagem linfática
A drenagem linfática não pode deixar hematomas no corpo, isso significa que algum vaso sanguíneo foi rompido. Normalmente isso acontece quando o profissional que está aplicando a técnica com mistura com a massagem modeladora ou outros tipos de tratamentos.
Quanto tempo dura o efeito da drenagem linfática
três dias
A drenagem atua potencializando e auxiliando nesse processo, ou seja, ela acelera aquilo que o nosso corpo faz naturalmente e lentamente. Os resultados da drenagem linfática no corpo dura, em média, dois a três dias, pois é esse o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar novamente.
Quem não pode fazer drenagem linfática
A drenagem linfática não deve ser feita em casos em que haja infecção , pois isso pode espalhá-la ainda mais. Ela também não deve ser feita em pessoas com doenças ou fragilidades vasculares , insuficiência cardíaca , trombose e hipertensão arterial descompensada, para evitar complicações.
O que fazer depois da drenagem
Pós-Tratamento
Após a sessão de drenagem linfática, recomenda-se que o paciente não faça exercícios pesados. É importante manter uma alimentação equilibrada e beber bastante líquido.
Como saber se a drenagem linfática foi bem feita
Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta.
Quais os efeitos colaterais da drenagem linfática
Riscos e efeitos colaterais
Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais. Dessa forma, não há riscos, desde que você respeite as contraindicações e conselhos do seu médico.