O que é mapa mental na escola?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Muito utilizado em práticas pedagógicas, o mapa mental é sobretudo uma ferramenta que ajuda a tornar visível o pensamento conceitual dos educandos. Isso porque durante as aulas, os educadores explicam diversos conceitos, dos mais simples aos mais complexos.

Na escola, por exemplo, o mapa mental serve, principalmente, para auxiliar as anotações e revisar os conteúdos. Já no trabalho, é possível adotá-lo em reuniões de brainstorming, na elaboração de projetos e eventos e para gerenciar melhor o tempo, por exemplo.

2. Como fazer um mapa mental simples

  1. Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. ...
  2. Elenque os subtópicos principais. ...
  3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. ...
  4. Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal. ...
  5. Sequencie a ordem dos agrupamentos.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

O que é mapa mental? Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.

Uma das principais vantagens de utilizar mapas mentais é que ele ajuda a desenvolver uma visão geral, isto é, a visualizar o todo, a partir da conexão de várias partes. Assim, estimula os dois lados do cérebro, facilitando a compreensão de questões complexas.

O mapa mental pode ser compreendido como uma ferramenta que ajuda a gerir informações. Ou seja, é uma maneira de simplificar a compreensão de um tema, relacionar conteúdos, revisar dados ou mesmo registrar ideias.

O que não pode faltar em um mapa mental? É preciso trabalhar bem as cores, imagens, formatos e outros elementos do mapa. No entanto, evite em um primeiro momento exagerar nos detalhes gráficos, como vemos em alguns exemplos de mapa mental disponibilizados na internet.

5 passos de como fazer um mapa mental

  1. Defina o tema central. Bom, esse é o primeiro ponto. ...
  2. Defina a ferramenta que você vai usar. Existem várias formas de fazer um mapa. ...
  3. Escolha os subtópicos principais. ...
  4. Escreva tópicos que se relacionam aos subtópicos. ...
  5. Adicione novos elementos: desenhos e cores.

Como fazer um mapa mental

  1. Defina o conceito central. Primeiro determine e anote o objetivo principal do seu mapa mental. ...
  2. Adicione ramificações ao conceito principal. ...
  3. Explore os temas, adicionando mais ramificações. ...
  4. Adicione imagens e cores.