O que é mais saudável para passar no pão?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.

Um pão fresquinho fica ainda melhor com um bom acompanhamento. Seja manteiga, nata, ricota, requeijão, geleias de frutas ou pastas, o mais importante é escolher ingredientes leves, que tenham menos calorias, e possam completar a refeição de forma nutritiva e saudável.

Melhores substitutos para a manteiga

  1. Ghee.
  2. Azeite.
  3. Óleo de coco.
  4. Substitutos para a manteiga para passar no pão.
  5. Porque dizer não à margarina.

pão integral

1 – O pão integral é mais saudável que o pão branco.
Segundo Azevedo, sim, o pão integral é bem mais interessante nutricionalmente, justamente pela sua maior concentração de micronutrientes. Porém, é possível adotar os dois tipos em um plano voltado para o emagrecimento, embora o integral seja, de fato, mais saudável.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

As geleias mais tradicionais fazem par perfeito com o Pão de Centeio: uva, morango e blueberry são pedidas certeiras.

Então temos que substituir o leite e derivados por outros alimentos e ficar de olho em repor o cálcio com outros alimentos! 1 – Manteiga de coco ou óleo de coco gelado, gordura do bem, antifúngico e quando passa no pão que se derrete, pode colocar por cima um pouco de sal marinho ou sal rosa e fica delicia!

Óleo vegetal: substitua 100 gramas de manteiga por ½ xícara de chá de óleo de soja, milho, canola, girassol ou azeite de oliva. Para substituir 1 colher de sopa de manteiga, utilize 1 ½ colher de sopa do óleo; 13. Óleo de coco: use para substituir a manteiga na mesma proporção.

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas.

Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde. Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal.

Eles são ricos em carboidratos de qualidade e em fibras. O pão integral ajuda a controlar a glicemia e manter a saciedade. Se possível, combine com alguma fonte de proteína, como ovos, queijos leves ou filé de frango desfiado, para ficar ainda mais satisfeito.

O ideal é sempre comer o pão com uma boa fonte de proteína, pois o nutriente ajuda a garantir saciedade (você não vai precisar de dois pães para matar sua fome) e ainda retarda o tempo de absorção dos carboidratos.

Segundo especialistas, a versão “light” da margarina, em geral, é mais saudável, desde que tenha no máximo dois gramas de gordura saturada por colher de chá e não tenha gordura trans. Outra dica é optar pelas margarinas na versão sem sal.

Mas se compararmos os dois alimentos, a maionese prova que não é a vilã desta história, assim como o requeijão não é o mocinho. Feita com óleos vegetais, a maionese possui alto teor de gorduras insaturadas, consideradas "do bem" porque ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL).

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.