O que é iogurte de kefir?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Kefir é uma palavra de origem turca e significa “sentir-se bem”. Sua característica mais importante é a presença de uma microbiota diversificada, composta de várias cepas de bactérias e leveduras diferentes. Tem o sabor ligeiramente ácido, consistência cremosa, lembrando iogurte.

Em relação à consistência o iogurte pode ser líquido ou firme, enquanto o kefir é sempre líquido. Ambos podem ser consumidos puros ou batidos com frutas e/ou cereais.

O kefir é um leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver" (KEMP, 1984).

Regula a flora intestinal
Por ser uma bebida probiótica, outro benefício do kefir é que ele atua na microbiota intestinal, combatendo constipação, inflamações na região e pode inclusive auxiliar no controle dos sintomas de infecções gastrointestinais. Ele também ameniza crises de colite e demais patologias do cólon.

Normalmente, o kefir não é vendido, mas doado. Se ninguém ao seu redor tiver, você pode buscar grupos e blogs na internet e combinar de pegar o seu. A cultura é mesmo passar adiante as novas colônias!

Origem e sabor do kefir
As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém, com uma consistência mais fina.

Modo de preparo:

  1. Coloque três colheres de sopa de grãos de kefir em uma tigela de vidro e adicione um litro de leite;
  2. Cubra com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente por 24 horas até fermentar;
  3. Passado esse tempo, misture o kefir. ...
  4. Coe. ...
  5. Coloque os grãos em um recipiente de vidro para reutilizá-los.

O Kefir não é um alimento que encontramos em qualquer mercado ou supermercado no Brasil, apesar de ser comumente comercializado na Europa e nos Estados Unidos como um tipo de coalhada.

Se se questiona sobre qual a melhor hora para tomar kefir, saiba que não existem restrições em termos de horário para o consumir. No entanto, existem especialistas que defendem que o melhor horário de consumo é antes de dormir, pois pode ser benéfico para a flora intestinal.

Pessoas com distúrbios do trato digestivo como síndrome do intestino irritável e disbiose podem apresentar inchaço inicial ou um desconforto abdominal ao consumir o kefir.