O que é graduação?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A graduação, nos sistemas de educação superior inspirados no modelo francês se refere ao primeiro título universitário recebido por um indivíduo. Em geral, o termo graduação está cotidianamente associado também à ideia de formação profissional de nível superior, técnico-científico.

Ela é a fase após o ensino médio, ou seja, a fase universitária. Explicando melhor, a graduação é usada para se referir à formação que capacita uma pessoa a exercer uma profissão que necessita de nível superior, por exemplo, médico, odontologista, enfermeiro, arquiteto, engenheiro ou contador.

A graduação, também conhecida como “faculdade”, é o nível acadêmico que vem logo na sequência do Ensino Médio. Trata-se da primeira fase do Ensino Superior. Depois de concluir a graduação, você pode fazer uma pós-graduação ou um MBA.

O bacharelado é um curso superior de caráter generalista. A graduação permite que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade. Quem se forma em um curso de bacharelado recebe o título de bacharel.

Tipos de graduação

  • Bacharelado.
  • Licenciatura.
  • Tecnólogos.
  • Sequenciais.

Ao chegar no Ensino Superior, porém, outras titulações começam a surgir. Quem completou um curso de graduação é graduado, mas dentro da graduação existem os graus bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Na graduação, você pode se tornar um graduado tecnólogo, bacharel ou licenciado. Já na pós-graduação, você pode seguir o caminho latu sensu e fazer uma especialização ou um MBA, ou seguir o caminho stricto sensu, fazendo mestrado e doutorado.

No Brasil, para fazer uma graduação, a primeira exigência é que a pessoa já tenha concluído o ensino médio. E é importante destacar que os alunos que concluíram esse nível de ensino pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) também estão aptos para ingressar no ensino superior.

Ou seja, a graduação ajuda a abrir a mente, desenvolver uma visão mais flexível e superar as próprias limitações. Fazer faculdade é importante também para o aprimoramento de habilidades, como, por exemplo: responsabilidade, disciplina, capacidade de resolução de problemas, etc.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp em 2020, os cursos com maior índice de evasão no Brasil foram Engenharia Elétrica (40%), Engenharia Mecânica (39%), Engenharia Civil (38%), Engenharia de Produção (37%) e Engenharia Química (36%).

Só pode realizar um curso de graduação quem terminou o Ensino Médio, seja de forma regular, ou com a certificação dada pelo Encceja (no caso dos cursos supletivos).