O que é vestibular?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Exame vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras. Também designados de exames de acesso ao equivalente ensino superior em Portugal.

É um processo de seleção aplicado por instituições de ensino superior, públicas e privadas, para o ingresso nos cursos superiores. É uma maneira de avaliar o conhecimento adquirido durante a educação básica, especialmente o Ensino Médio, a fim de selecionar os alunos que obtenham a maior pontuação.

A principal diferença entre o Enem e o vestibular é o objetivo pelo qual o estudante faz cada um dos exames. Enquanto as notas do Enem permitem que ele ingresse em programas de acesso à educação superior criados pelo MEC, o vestibular possibilita que o candidato seja aprovado em uma universidade específica.

Para as universidades públicas, o vestibular é a única forma de ingresso de novos alunos – com exceção em alguns casos, como a admissão, em vagas remanescentes, de candidatos que já possuem diploma de ensino superior.

As etapas da prova podem incluir questões de múltipla escolha e/ ou discursivas, além da redação. Existem instituições que também promovem provas de habilidades específicas para determinados cursos, são exemplos: Dança, Música, Moda, Design Gráfico, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo, Teatro e entre outros.

Cada instituição tem seu próprio vestibular, que é feito a partir de uma ou mais provas. Para participar, o candidato, ou também chamado de vestibulando, deve fazer sua inscrição, pagar a taxa (caso houver), se preparar e ir até o local, dia e horário marcado para fazer o vestibular.

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Basicamente, funciona assim: o candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade.

4 Vantagens do vestibular tradicional que você precisa conhecer

  • Menos concorrência.
  • Mais chances para entrar.
  • Momentos diferentes para fazer a prova.
  • Tipos de provas diferentes.

O Enem ainda é utilizado como complemento da nota do vestibular em algumas universidades. Em outros casos, principalmente em faculdades particulares, o Enem pode substituir totalmente o Vestibular Tradicional: basta apresentar a nota do Exame e, caso cumpra os critérios daquela faculdade, já pode se matricular.

Em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acerta pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso. Em outras, o primeiro e o segundo colocado recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente.

Sabemos que a maneira mais tradicional e conhecida para entrar em uma faculdade é através do vestibular. No entanto, apesar de ser uma das formas mais utilizadas pelas instituições de ensino superior no Brasil, você sabia que existe a possibilidade de ingressar em uma faculdade sem precisar fazê-lo?