O que é autonomo?

Perguntado por: rbrito4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Trabalhador autônomo é "aquele que exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada, explorando, assim, em proveito próprio, sua força de trabalho".

Autônomo é todo aquele que trabalha de forma liberal, ou seja, por conta própria, sem ter vínculo empregatício.

Os profissionais autônomos podem ser pessoas que exercem atividades econômicas com ou sem fins lucrativos por conta própria. Basicamente, é todo e qualquer trabalho em que a pessoa exerce sem manter um vínculo empregatício, ou seja, assumindo todos os riscos pelo seu serviço.

Listei cinco conselhos para você ter sucesso no seu trabalho como autônomo:

  1. Tenha um bom portfólio. ...
  2. Seja fácil de ser encontrado. ...
  3. Saiba como se organizar financeiramente. ...
  4. Esteja cadastrado como MEI e regularize sua atuação profissional. ...
  5. Tenha uma reserva de emergência para garantir sua segurança.

Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual. Exemplo: um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diversos clientes.

O chamado trabalhador autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, ou seja, desempenha uma atividade remunerada sem ter vínculo empregatício com alguma empresa, por exemplo. Um exemplo de profissional autônomo é a pessoa física que possui a sua própria atividade econômica.

MEI é uma categoria empresarial criada em julho de 2008 para formalizar os profissionais autônomos. A grande vantagem de abrir uma MEI é ter uma carga tributária reduzida e obter um CNPJ de forma fácil e rápida.

Sendo assim, o MEI acaba sendo mais vantajoso para profissionais que são autônomos, como fotógrafos, cabeleireiros, publicitários, escritores, professores, empreendedores digitais, entre outros.

Trabalhadores autônomos, por mais que não possuam vínculo empregatício conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), podem contribuir para a Previdência Social. O intuito dessas contribuições individuais é ter direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílios e aposentadorias.

Utilizado por muitos profissionais como uma possibilidade de renda extra, atuar como motorista de aplicativo em tempo integral pode render remuneração maior que muitas categorias. Hoje, cada vez mais as plataformas buscam oferecer segurança ao motorista e ao passageiro, popularizando esse tipo de trabalho autônomo.

Para trabalhar como autônomo, uma ótima opção é revender produtos. Algumas ideias incluem a venda de produtos eletrônicos, roupas, acessórios, cosméticos etc. Para se dar bem nesse ramo e conquistar uma renda extra, tente encontrar bons fornecedores, que sejam de qualidade e que cobrem preços justos.

O trabalhador subordinado é aquele protegido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), já o trabalhador autônomo é quem trabalha por conta própria, sem chefe, sem horário e assumindo todo o risco da atividade.