O que é admissão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Em Recursos Humanos, Recrutamento é o processo que busca atrair candidatos para as vagas existentes e possíveis de existirem. Essa atividade está sempre sendo desenvolvida e centralizada em uma área, porém quando existem vagas disponíveis as atividades são intensificadas.

O que é admissão? A admissão é o processo para formalizar a contratação de uma pessoa colaboradora e leva em consideração uma série de procedimentos para autorizar a prestação de serviços via pessoa física ou pessoa jurídica.

O processo de admissão reúne etapas desde o anúncio da vaga de emprego, até a contratação do profissional, incluindo a fase de entrevistas, exame admissional e a preparação da documentação do profissional que em seguida será assinada pelo novo colaborador e pela empresa.

O que é uma data de admissão? A data de admissão é o dia, mês e ano em que um trabalhador começou efetivamente a exercer suas funções na empresa. Ou seja, ela é assinada no primeiro dia de trabalho do funcionário.

A carta de admissão é uma carta redigida pelo candidato a uma vaga determinada que complementa o currículo de forma mais específica. Ou seja, esta carta é feita focada na empresa e na vaga oferecida. Este documento, quando é feito de maneira bem estruturada, causa uma boa impressão aos encarregados da contratação.

Ação de aceitar e aprovar: 1 aceitação, consentimento, reconhecimento, aprovação, acolhimento, assentimento, adoção, confirmação, recepção, recebimento, acolhida.

Qual a rotina do processo de admissão?

  1. Anúncio da vaga. Divulgar a vaga é a primeira ação que o RH deve fazer. ...
  2. Seleção. Após divulgar as vagas, o RH provavelmente começará a receber currículos dos interessados. ...
  3. Documentação necessária para a admissão. ...
  4. Formalização da contratação. ...
  5. Integração do novo colaborador.

É possível dividir a admissão em três tipos: tácita, acordo verbal e tradicional. A principal diferença entre eles está nas medidas legais que devem ser tomadas pelo empregador e posteriormente pelo empregado.

Trata do histórico profissional (empregos anteriores) dos colaboradores através do cadastramento das empresas em que trabalhou, com suas respectivas datas de admissão e demissão, motivo de desligamento, o último salário e o cargo desempenhado, com seus respectivos períodos.

Processo de admissão é o conjunto de fases e serviços realizados pelo setor de Recursos Humanos para legalizar a entrada de um funcionário na empresa. Ao admitir um colaborador, é essencial que o setor realize, com muita cautela, o cumprimento de todas as normas exigidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).