O que e periodontia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Periodontia ou periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.

A periodontia, ou raspagem de dente, é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

Mas, afinal, a Periodontite tem cura? A periodontite tem cura, porém os danos que ela causa são irreversíveis.

Gengivas Inchadas e Vermelhas: O Primeiro Alerta
O inchaço ocorre devido à inflamação dos tecidos periodontais, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa placa, se não removida corretamente, pode irritar as gengivas e levar ao desenvolvimento de doenças periodontais.

Sinais de doença periodontal: perda óssea severa, má oclusão, dentes inclinados, raiz dentária aparecendo (os dentes parecem mais compridos), retração gengival, gengiva vermelha inflamada, gengiva sangrando, dente mole, dente caindo, infecção, espaço escuro entre os dentes (blackspace dental), mau hálito.

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Quais as consequências de uma periodontite não tratada? Ao não tratar a periodontite, o paciente percebe que a doença vai evoluindo com o tempo, devido ao seu caráter crônico, como conta Luís Henrique Sessel. “A característica principal da doença é a destruição do osso.

Como mencionamos acima, a doença periodontal pode ser tratada através de limpeza ou profilaxia realizada por profissional capacitado. Na maioria das vezes, quando ainda está em um primeiro estágio, uma raspagem simples normalmente já oferece resultados surpreendentes.

Infecções, cáries, inflamações e periodontite
Nessas situações, a extração do dente é necessária. As inflamações na gengiva, conhecidas como gengivites, comprometem da mesma forma as fibras e os ligamentos periodontais.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Em princípio, a raspagem radicular pode é feita manualmente e/ou com aparelho de ultrassom. A placa bacteriana bem como o tártaro acumulados nos dentes e raízes são removidos com uma ponta vibratória. A remoção manual é feita de forma cuidadosa, através de instrumento específico.