O que é gestão de pessoas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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A gestão de pessoas é uma prática que envolve todas as atividades relacionadas à administração e ao desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Ela tem como objetivo criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, em que os colaboradores se sintam motivados, engajados e valorizados.

Os objetivos da gestão de pessoas

  • Diminuir conflitos;
  • Motivar colaboradores;
  • Melhorar a comunicação interna e externa;
  • Aumentar a competitividade;
  • Incentivar o trabalho em equipa;
  • Gerar resultados mais satisfatórios no produto/serviço final.

7 pilares da gestão de pessoas que toda empresa deve implementar

  1. Engajamento. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Desenvolvimento de talentos. ...
  4. Aquisição e retenção de talentos. ...
  5. Avaliação de desempenho. ...
  6. Recompensa e Reconhecimento. ...
  7. Liderança.

A gestão de pessoas é uma estratégia adotada para assegurar que os funcionários de uma empresa estejam envolvidos com seu trabalho e encontrem as melhores condições possíveis para realizá-lo em alto nível. Para tanto, baseia-se em medidas que visam a constante evolução dos funcionários e que promovem o bem-estar.

5 benefícios da gestão de pessoas que podem melhorar o desenvolvimento empresarial

  • Contratações certeiras.
  • Produtividade e motivação.
  • Alinhamento dos objetivos.
  • Desenvolvimento dos funcionários.
  • Melhoria no ambiente de trabalho.
  • Considerações finais.

Gestão de pessoas: 6 estratégias para melhorar a sua

  • Ser estratégico na contratação de funcionários. ...
  • Oferecer um plano de carreira. ...
  • Fomentar o conhecimento. ...
  • Viabilizar novas metodologias de trabalho. ...
  • Trabalhar com base em metas. ...
  • Proporcionar um ambiente de trabalho motivador e saudável. ...
  • Eleve a sua empresa.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  • Foco no cliente.
  • Liderança.
  • Melhoria contínua.
  • Visão sistêmica.
  • Relacionamento positivo.
  • Conscientização de todos os colaboradoresC.
  • Gerenciar processos.

OS 3 PILARES PARA UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS

  • Capacitação.
  • Engajamento.
  • Comunicação.

O departamento de Recursos Humanos é o contingente de responsáveis que faz a ponte entre a empresa e o colaborador. Gestão de Pessoas são as metodologias e as ferramentas, pelas quais você irá desenvolver e gerir as competências desses colaboradores.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

O gestor de pessoas desempenha um papel muito importante, pois é ele que faz a gestão do bem mais valioso que as empresas possuem, os colaboradores. Esse profissional precisa compreender as pessoas, entender o que as motiva e quando e como elas são mais produtivas. Geralmente é mais fácil falar do que fazer.

O foco é o mesmo: administrar a relação dos funcionários com as empresas, desde a contratação até as estratégias para evitar a fuga de talentos. O aluno aprende sobre Administração, Psicologia, Comunicação e Direito Trabalhista, tudo aplicado ao dia a dia do profissional.

Tecnólogo em Recursos Humanos
É possível ingressar na carreira de Gestão de Pessoas com o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Esta formação tem duração média de dois anos e as disciplinas abordam temas como: Administração, Psicologia, Relações Trabalhistas, Contabilidade e Informática.