O que é ortodontia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

A principal diferença entre os dois profissionais é que o dentista clinico geral atende diversas áreas da odontologia de maneira generalista. Enquanto o ortodontista possui uma especialização focada na ortodontia, área que atua na correção dos dentes e ossos maxilares.

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que visa corrigir a posição dos dentes através do uso de aparelho ortodôntico. Com o devido tratamento, os ossos maxilares e dentes irão ao seu devido tempo se posicionarem de maneira correta garantindo a saúde dos mesmos.

Um dos principais objetivos da ortodontia é corrigir qualquer discrepância sagital, vertical ou transversal, seja de natureza dentária esquelética ou uma combinação de ambas. Muitos trabalhos têm demonstrado a efetividade da expansão rápida da maxila (ERM) no tratamento das deficiências transversais.

1) O curso de graduação em Odontologia é competente para o ensino da Ortodontia Preventiva. 2) Somente os cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu são competentes a ensinar a Ortodontia Corretiva.

O preço do aparelho ortodôntico fixo é a partir de R$ 700, enquanto os fixos estéticos custam a partir de R$ 1 mil. Esses preços não são exatos, pois não é possível passar orçamento de aparelho ou qualquer outra intervenção por meio de um post ou outro canal virtual. É preciso fazer uma avaliação com o dentista!

Benefícios da ortodontia

  1. Correção de dentes tortos. ...
  2. Correção de dentes separados. ...
  3. Correção da mordida torta. ...
  4. Dores na mandíbula. ...
  5. Possíveis dificuldades na fala. ...
  6. Alívio de dores de cabeça. ...
  7. Alívio de dores no ouvido.

Por exemplo, você pode ter dificuldade para morder, mastigar ou falar, ou alguns de seus dentes podem estar tortos, “encavalados” ou mal posicionados. Se esse for o caso, então é hora de consultar um ortodontista. É ele quem tem as habilidades especiais necessárias para diagnosticar e tratar o seu problema.

É simples, você pode pesquisar no site da instituição pelo nome do dentista ou o número do seu CRO. Também é importante que você procure saber se o dentista tem alguma especialização em ortodontia aprovada pelo CRO.

No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

Em seguida da retirada do aparelho ortodôntico, é comum aparecer algumas manchinhas amareladas no dente. Isso porque o uso fixo do aparelho, dificulta a higienização dentária adequada, gerando o acúmulo de placa bacteriana e perda do esmalte dos dentes.

Há um limite de idade para o uso do aparelho odontológico
A movimentação dos dentes pelo aparelho dentário depende de uma boa saúde óssea, sendo limitada por doenças como a osteoporose. Já que essa doença é mais comum em idosos, muitos entendem que idosos não podem usar aparelho, mas isso não é verdade.

Qual dentista faz limpeza de tártaro? A limpeza dental – também conhecida como profilaxia dentária – é realizada por um cirurgião-dentista. Esse profissional possui uma especialidade em identificar e prevenir doenças que acometem os dentes.

Clínico geral
Ele é responsável pela limpeza profunda, remoção de tártaros, cáries e dentes de leite, restaurações pequenas, aplicação de flúor, ajustes de peças dentárias e alguns atendimentos emergenciais.

Dentística. Este setor da Odontologia trabalha especificamente em procedimentos de restauração dentária e é dividido em duas categorias, dentística estética e dentística restauradora. Essa basicamente cuida da restauração de dentes com cáries, de modo a não prejudicar a saúde dentária.