O que é gluten?

Perguntado por: adias . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 6 votos

O glúten é um composto de proteínas de armazenamento denominadas prolaminas e glutaminas, que se unem com o amido no endosperma das sementes de vários cereais da família das gramíneas, subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio.

O glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Trata-se da doença celíaca. Uma condição autoimune em que o glúten desencadeia uma reação ao sistema imunológico onde células de defesa do organismo atacam o próprio intestino. A inflamação causada neste órgão compromete a absorção de macro e micronutrientes importantes.

Todo alimento produzido com o uso de farinha de trigo, cevada, malte ou centeio — incluindo bolos, biscoitos, pães, torradas, massa de pizza, macarrão e cerveja — contém glúten. A lista é bastante extensa.

O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio, na aveia, no triticale, malte e painço, e em todos os seus derivados, como farinha, farelos, germe etc. Ele é formado quando se adiciona água à farinha — nesse momento, seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa.

Além dos tubérculos e outros cereais, o arroz, por ser um cereal livre de glúten e considerado hipoalergênico, é uma das opções bastante consideradas para uma dieta sem glúten. Alimentos à base de farinha de arroz são benéficos por serem um substituto de valor acessível nas receitas e preparações.

O diagnóstico da doença celíaca é muito simples. Ele pode ser obtido por meio do nosso Autoteste Glúten em até 10 minutos. Novidade no Brasil, o marcador de última geração é mais eficaz em casos de deficiência de IgA, permite a detecção da doença em crianças e atesta positividade em casos de baixa ingestão de glúten.

Há estudos que apontam que atletas de alta performance que retiraram o glúten da alimentação conseguiram melhorar o rendimento. Outras pessoas relatam ainda um processo digestivo mais agradável, redução de gases e da sensação de fadiga. O glúten é uma proteína que não é digerida completamente pelo corpo humano.

Quando você tira o glúten, diminui o consumo de carboidratos e gorduras --já que ele está mais presente nestes tipos de grupos-- e isso pode ajudar a emagrecer no início".

O processo inflamatório da mucosa intestinal é causado pelas nossas próprias células de defesa, que na presença do glúten começam a agredir as células de revestimento do nosso intestino delgado, causando um processo inflamatório crônico, que acaba provocando, na sua evolução, o achatamento das vilosidades.

A seguir, você confere uma lista de alimentos inflamatórios e também conhece aqueles que combatem o problema.

  • Carne vermelha. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Pão, bolachas, bolos, tostas e massas, mas também cerveja, sopas e molhos. Estes são os principais alimentos com glúten, uma proteína que se encontra nos cereais, como o trigo, o centeio, o cuscuz, a cevada, a espelta e a aveia.

O glúten está presente naturalmente em cereais como o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte. Ao contrário do que muitos imaginam, o glúten não é um carboidrato, mas sim uma proteína. Ou melhor, a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas em conjunto com o amido nos alimentos.