O que é feito wafer?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 19 votos

Wafers são placas de semicondutores feitas de silício e usadas como base para a criação de chips processadores.

Açúcar, gordura vegetal, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, cacau em pó, amido, óleo de milho, sal, emulsificante: lecitina de soja, aromatizante e fermento químico: bicarbonato de sódio. * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj.

O wafer (lê-se ueifar) é um tipo de biscoito doce, bem fino e liso, geralmente utilizado na decoração de sorvetes. Ele se assemelha a uma hóstia, porém no Brasil é consumido de maneira industrializada, já com o nome de wafer.

O principal elemento da fabricação é o wafer, feito de silício puro extraído da areia. Primeiro, um pedaço de cristal de silício é colocado em uma vareta e imerso em silício derretido. Esta vareta vai sendo ao mesmo tempo girada e tirada de dentro do material, processo que forma um grande cilindro.

A massa crocante pode ser baunilha ou de chocolate. E alguns biscoitos levam uma cobertura durinha por cima que pode ter sabor de chocolate ao leite, meio amargo ou branco. Já os sem cobertura costumam ter buraquinhos no formato de quadrados, que lembram o desenho da massa waffle. É por isso o nome do wafer!

Clássico para os veganos mais antigos, o Wafer Bauducco sempre esteve no carrinho de compras dos veganos brasileiros que gostam de doces.

A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) assegura que biscoito ou bolacha, é um produto feito por meio da mistura de farinhas, amidos e/ou féculas com outros ingredientes, que são sujeitos a processos de amassamento e cozimento, podendo ser fermentados ou não.

O chocolate Sonho de Valsa não é mais considerado um bombom. Desde o ano passado, o produto passou a ser classificado fiscalmente como um "biscoito wafer". Isso ocorreu para que a Mondelez, que possui os direitos sobre o produto da Lacta, pagasse menos impostos.

A mudança na imagem quase centenária dos chocolates parece ir além de uma questão de armazenamento ou estética, mas as empresas negam que a estratégia tenha qualquer finalidade tributária. A transformação das embalagens possibilita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos bombons de 5% para zero.

Os primeiros ferros com formatos específicos utilizados para a produção dos Waffles são próximos do ano 1300, encontrados na Alemanha e Holanda. As placas possuíam desenhos de favos de mel, que no idioma alemão se chamam “Wafel”, daí surgiu o nome que conhecemos.