Como saber se o milho está pronto?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O milho está pronto para ser colhido quando atinge a maturação fisiológica, momento em que 50% das espigas estão com uma pequena mancha preta no ponto de inserção com o sabugo. E o teor de umidade do grão precisa ser superior a 13%.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

30 minutos

Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios. Com uma pinça, retire as espigas da panela, escorra bem a água, e transfira para uma travessa.

O milho verde deve ser colhido estando os grãos no estado leitoso e apresentando de 70% a 80% de umidade. Esse ponto de colheita é muito variável por depender das condições climáticas resultantes de diferentes épocas de semeadura ou da região onde a lavoura foi instalada.

Varia muito, com indicações que vão de 10 minutos na pressão a 5 minutos em água fervente, a espiga inteira, a menos tempo com os grãos debulhados. Difícil achar quem não goste de comer milho verde cozido. Com sal, direto na espiga, tem em qualquer praia brasileira.

Encontramos o grande segredo não só para deixar o seu milho-verde cozido muito macio, mas também para cozinhar ele em tempo recorde: açúcar. Isso mesmo. E tem mais: o açúcar não muda nada no sabor!

Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

145 dias

Fenologia do pendão de milho
normal: entre 110 e 145 dias; tardio: maior que 145 dias.

Esse sistema é muito praticado no Brasil todo e acontece sempre durante o período chuvoso. No Sul, a época de milho é no final do mês de agosto. No Nordeste, ocorre no início do ano. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, o cultivo da silagem deve ser feito entre os meses de outubro e novembro.

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

Algumas pessoas conservam o milho cozido em um recipiente com água e sal. Para isso, é preciso utilizar um recipiente bem vedado e garantir que fique dentro da geladeira.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Importante frisar que tanto o milho maduro quanto o milho verde são amarelos, o que muda é a época de colheita.

Em condição ambiente, dura no máximo um dia. Mesmo quando não se deterioram neste período, os grãos ficam com o sabor e a textura prejudicados. Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira, por até 3 dias.

Milho doce. Também conhecido como milho verde, essa variedade se caracteriza pelo miolo translúcido, com grãos levemente irregulares e gosto adocicado. É aquela qualidade consumida na espiga, com a coloração que varia entre o branco e o amarelo.