Pode congelar o milho para fazer pamonha?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para aumentar o tempo de conservação, o congelamento do milho é uma ótima opção. Você pode fazer uma quantidade grande de uma mesma vez e poupar tempo. O processo é simples e, congelando da maneira correta, os nutrientes e o sabor do milho são mantidos.

O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos.

COMO CONGELAR
Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.

6 meses

Mas com poucos minutos você consegue deixa-lo preparado para ir direto para a panela! Congelar o milho verde te garante milho fresquinho por pelo menos 6 meses.

Descongelar: Para descongelar basta colocar em uma panela com água fervente e quando estiver descongelado é só servir em seguida.

Escorra as espigas de milho e seque-as. Deixe por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos se puder e/ou use um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície do milho congelado. Transfira as espigas de milho para um pote com tampa ou saco hermético e leve para o congelador.

Como descongelar e preparar: Descongele em água fervente por 3 á 4 minutos ou diretamente no cozimento de pratos, adicione sal apenas no final.

“Nas espigas de milho, especificamente, é importante observar se tem pontos de mofo e, caso tenha, não comprar”, alertou. Ela ainda alertou sobre o milho cozido vendido nas ruas e a água em que é preparado. “A temperatura da água deve estar acima de 60°C. Estando nessas condições, não será prejudicial ao milho.

Esfregue a espiga em água corrente e coloque em uma panela com água o suficiente para cobrir as espigas e sal.

pré-cozida. tá e aí você pode estar congelando depois ela pré cozido e quando você quiser usar é só você tirar. descongelar. fazer o seu bolo fazer aí o que você preferir tá aqui eu tô usando.

Para utilizar o Milho Congelado Copacol, basta retirar a quantidade desejada do pacote e adicionar diretamente às suas receitas, sem a necessidade de descongelar previamente. Isso garante praticidade e agilidade na hora de cozinhar.

“Você deve colocar grãos em um sistema de armazenamento com boa aeração, para poder controlar sua temperatura”, explica. Outro aspecto importante disso são os cabos de temperatura. “Recomendo ter cabos de temperatura no silo para ter uma maneira segura de monitorar os grãos”, afirma Hartwig.

O mais indicado é retirar o excedente da conserva e armazená-lo num recipiente de plástico, vidro ou porcelana, bem fechado com tampa própria. Depois, deverá guardá-lo no seu frigorífico. Não se esqueça ainda de ter em atenção a validade da conserva.

cinco dias

A espiga de milho cozida dura até cinco dias na geladeira. Dá para congelar a espiga inteira depois de cozida. Mas não é muito recomendado porque ocupa espaço no freezer, caso forem muitas. A opção é debulhar, com as costas da faca e guardar os grãos em sacos plásticos com fechamento ziplock.

“O milho verde cozido para barraquinhas também não pode ter cor, pois a água de cozimento pode ficar escura e levar o consumidor a rejeitar o produto”, comenta. Segundo a pesquisadora, o milho é uma espécie que apresenta cerca de 95% de fecundação cruzada, isto é, o pólen de uma planta vai para outra.

Algumas pessoas conservam o milho cozido em um recipiente com água e sal. Para isso, é preciso utilizar um recipiente bem vedado e garantir que fique dentro da geladeira.