O que é fazer cordel?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

A literatura de cordel é uma literatura composta por narrativas impressas em livretos ou folhetos. As histórias desse tipo de literatura apresentam caráter popular e folclórico. Elas são escritas em forma de versos e possuem uma estrutura caracterizada pela rima, métrica e oração (enredo).

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.

A técnica consiste em entalhar um desenho na madeira com auxílio de objeto cortante (goiva) e depois com um rolinho de borracha passado na tinta, passar sobre a madeira (matriz). Em seguida, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com o papel.

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Principais características. No geral, o cordel é escrito em métrica com rimas que fazem a musicalidade dos versos. Torna-se uma forma de resistência para o folclore da região de onde surge, já que o gênero cordel trata dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
  • #7.

Temática: a literatura de cordel tende a abordar lendas, religiosidades e fatos históricos, mas suas temáticas são as mais diversas. Desde acontecimentos do cotidiano e a vida do povo sertanejo, até grandes romances e acontecimentos da história do Brasil.

Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.

Esses desenhos são feitos usando, principalmente, a técnica da xilogravura. Nesse método, as figuras são feitas a partir do entalhe de uma matriz de madeira, que recebe uma fina camada de tinta e depois é "carimbada" no papel, transferindo assim o desenho.

O que diferencia um poema de um cordel é que a literatura de cordel tem como principais características a linguagem coloquial, humor, ironia e sarcasmo e forte presença de métricas e rimas, enquanto os poemas tradicionais apresentam uma linguagem mais formal e profunda, com maior liberdade poética e demonstração de ...

Esses textos rimados são impressos em folhetos que podem ser pendurados em cordas - os cordéis! - e são vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais. Selecionamos aqui trechos e poemas de cordel pequenos.

Como criar um poema rimado?

  1. Escolha um tema para o seu poema. ...
  2. Escreva algumas palavras relacionadas ao tema que você escolheu. ...
  3. Escolha um esquema de rimas para o seu poema. ...
  4. Comece a escrever os versos do seu poema, usando as palavras que você escolheu e seguindo o esquema de rimas que você definiu.

Confira algumas dicas a seguir!

  1. Selecione uma história da literatura de cordel infantil. O primeiro passo é selecionar uma história que seja interessante para as crianças. ...
  2. Estimule a interação. ...
  3. Leia em voz alta. ...
  4. Incentive as brincadeiras.

Para encerrar os clichês, Sem da quadra ficar farto, Rime verso um com três, Depois segundo com quarto.