O que é etnocentrismo?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 5 votos

O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.

Colonização. Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas e na África. Ao chegarem nos territórios, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas diferentes das suas. Julgavam-se superiores aos povos locais, os europeus impuseram os seus costumes, tradições, religião e idioma.

Silvério conta que o conceito de etnocentrismo surgiu nas universidades em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o mundo vivia o ciclo de independência das colônias africanas, percebia os resultados do massacre do povo judeu no Holocausto e quando o racismo passava a ser entendido como ideologia.

1 resposta(s)
O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.

Como ele ocorre? O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo "normal". Evidentemente, esse tipo de fenômeno está relacionado aos choques culturais, mas podem ser vistos cotidianamente em nossa própria cultura.

Obviamente, o etnocentrismo tem consequências desastrosas que afetam em todos os níveis os direitos humanos, como a xenofobia, a homofobia, o racismo, a discriminação, a segregação, o desrespeito, a “morte à diferença”, o chauvinismo, entre outros.

Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.

Etnocentrismo é considerar o seu “etno” como o centro do mundo. Ou seja, etnocentrismo é julgar as outras culturas a partir dos seus próprios valores. O etnocentrismo está na raiz dos conflitos étnicos, xenofobia, racismo e preconceito.

Etnocentrismo e xenofobia são modos aprendidos, reproduzidos intencionalmente no seio social, bem como por meio e através das instituições de uma sociedade. Portanto, são introjetados e internalizados pelos sujeitos.